Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/18547
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
letíciavilelaoliveiramagalhães.pdf403.93 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Através das vozes: o que a leitura e a escrita das mulheres privadas de liberdade têm a nos dizer
Autor(es): Guimarães, Leticia Vilela Oliveira
Primeiro Orientador: Alvim, Yara Cristina
Membro da banca: Souza, Maria Zélia Maia de
Resumo: O presente trabalho apresenta uma pesquisa realizada no Anexo Feminino Eliane Betti, localizado em Juiz de Fora, Minas Gerais, a fim de investigar como a educação, a leitura, a escrita e o Projeto Literatura e Cárcere atravessam as vidas das mulheres privadas de liberdade ao longo de suas trajetórias. Foram realizados encontros mensais, onde havia rodas de conversas para debater sobre os livros que eram lidos no mês. Através disso, surgiam falas sobre suas trajetórias e suas perspectivas para o futuro. A metodologia utilizada para realizar essa pesquisa de campo foi investigação qualitativa, uma vez que o objetivo era escutar e observar de forma acolhedora essas mulheres que estavam no ambiente de privação. Para isso, foram realizadas entrevistas com quatro mulheres ao longo dos meses, com tópicos separados por quatro principais eixos, sendo eles: 1 – Trajetórias na Educação Formal; 2 – Experiências de Leitura; 3 – Experiências de Escrita e 4 – Relação com o Projeto Literatura e Cárcere. Dessa forma, foi possível compreender como a leitura e a escrita foram ressignificadas no ambiente prisional e, juntamente com o Projeto Literatura e Cárcere, tornaram-se refúgios para essas mulheres.
Abstract: This paper presents research carried out at the Eliane Betti Women's Annex, located in Juiz de Fora, Minas Gerais, in order to investigate how education, reading, writing and the Literature and Prison Project affect the lives of women deprived of their liberty throughout their careers. Monthly meetings were held to discuss the books that had been read that month. As a result, they talked about their trajectories and their prospects for the future. The methodology used to carry out this field research was qualitative, since the aim was to listen to and observe these women in a welcoming way. To this end, interviews were conducted with four women over a period of months, with topics separated into four main axes: 1 - Trajectories in Formal Education; 2 - Reading Experiences; 3 - Writing Experiences and 4 - Relationship with the Literature and Prison Project. In this way, it was possible to understand how reading and writing were re-signified in the prison environment and, together with the Literature and Prison Project, became refuges for these women.
Palavras-chave: Sistema prisional
Mulheres
Escrita
Leitura
Narrativas
Prison system
Women
Writing
Reading
Narratives
CNPq: Educação
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
Sigla da Instituição: UFJF
Departamento: Faculdade de Educação
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Licenças Creative Commons: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/18547
Data do documento: 21-Mar-2025
Aparece nas coleções:Pedagogia presencial - TCC Graduação



Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons