Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/18547
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
letíciavilelaoliveiramagalhães.pdf403.93 kBAdobe PDFView/Open
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Alvim, Yara Cristina-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0175769753186807pt_BR
dc.contributor.referee1Souza, Maria Zélia Maia de-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7228789297574984pt_BR
dc.creatorGuimarães, Leticia Vilela Oliveira-
dc.creator.Lattes-pt_BR
dc.date.accessioned2025-05-06T11:56:50Z-
dc.date.available2025-03-21-
dc.date.available2025-05-06T11:56:50Z-
dc.date.issued2025-03-21-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/18547-
dc.description.abstractThis paper presents research carried out at the Eliane Betti Women's Annex, located in Juiz de Fora, Minas Gerais, in order to investigate how education, reading, writing and the Literature and Prison Project affect the lives of women deprived of their liberty throughout their careers. Monthly meetings were held to discuss the books that had been read that month. As a result, they talked about their trajectories and their prospects for the future. The methodology used to carry out this field research was qualitative, since the aim was to listen to and observe these women in a welcoming way. To this end, interviews were conducted with four women over a period of months, with topics separated into four main axes: 1 - Trajectories in Formal Education; 2 - Reading Experiences; 3 - Writing Experiences and 4 - Relationship with the Literature and Prison Project. In this way, it was possible to understand how reading and writing were re-signified in the prison environment and, together with the Literature and Prison Project, became refuges for these women.pt_BR
dc.description.resumoO presente trabalho apresenta uma pesquisa realizada no Anexo Feminino Eliane Betti, localizado em Juiz de Fora, Minas Gerais, a fim de investigar como a educação, a leitura, a escrita e o Projeto Literatura e Cárcere atravessam as vidas das mulheres privadas de liberdade ao longo de suas trajetórias. Foram realizados encontros mensais, onde havia rodas de conversas para debater sobre os livros que eram lidos no mês. Através disso, surgiam falas sobre suas trajetórias e suas perspectivas para o futuro. A metodologia utilizada para realizar essa pesquisa de campo foi investigação qualitativa, uma vez que o objetivo era escutar e observar de forma acolhedora essas mulheres que estavam no ambiente de privação. Para isso, foram realizadas entrevistas com quatro mulheres ao longo dos meses, com tópicos separados por quatro principais eixos, sendo eles: 1 – Trajetórias na Educação Formal; 2 – Experiências de Leitura; 3 – Experiências de Escrita e 4 – Relação com o Projeto Literatura e Cárcere. Dessa forma, foi possível compreender como a leitura e a escrita foram ressignificadas no ambiente prisional e, juntamente com o Projeto Literatura e Cárcere, tornaram-se refúgios para essas mulheres.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFJFpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectSistema prisionalpt_BR
dc.subjectMulherespt_BR
dc.subjectEscritapt_BR
dc.subjectLeiturapt_BR
dc.subjectNarrativaspt_BR
dc.subjectPrison systempt_BR
dc.subjectWomenpt_BR
dc.subjectWritingpt_BR
dc.subjectReadingpt_BR
dc.subjectNarrativespt_BR
dc.subject.cnpqEducaçãopt_BR
dc.titleAtravés das vozes: o que a leitura e a escrita das mulheres privadas de liberdade têm a nos dizerpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
Appears in Collections:Pedagogia presencial - TCC Graduação



This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons