Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/18531
Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
anaclaudialobolanes.pdf2.43 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Clase: Trabalho de Conclusão de Curso
Título : Projeto Acquakids: atividades aquáticas para crianças com deficiência: análise documental das crianças com Transtorno do Espectro Autista
Autor(es): Lanes, Ana Cláudia Lobo
Almeida, Micael Ferreira Sales de
Orientador: Figueiredo, Lucas Savassi
Co-orientador: Fernandes, Lidiane Aparecida
Miembros Examinadores: Gama, Gabriela Lopes
Miembros Examinadores: Martins, Cristiane Alves
Resumo: Introduçao: ̃ Este estudo apresenta a experiência do Projeto AcquaKids, uma iniciativa da Universidade Federal de Juiz de Fora – Campus Governador Valadares, que oferece atividades aquá ticas para crianças com deficiências. Objetivos: Relatar a experiência vivenciada no projeto 'AcquaKids', descrevendo as etapas desenvolvidas, os benefícios alcançados na qualidade de vida dos participantes e a contribuição para a formação dos estudantes envolvidos. Metodologia: Trata-se de um estudo qualitativo baseado em um relato de experiência, com reflexões estruturadas sobre as ações do projeto. Resultados: Foram avaliadas 9 crianças de 4 a 7 anos com Transtorno do Espectro Autista (TEA), utilizando o escore-T do PEDICAT. Duas apresentaram pontuação abaixo do esperado no domínio social/cognitivo e uma em atividades da vida diária. Sobre o impacto do projeto, 63,6% dos pais avaliaram como muito positivo e 36,4% como positivo. Além disso, 100% reconheceram o esforço dos profissionais em atender às necessidades das crianças. Conclusão: Apesar dos benefícios evidentes, ainda são necessários estudos sobre os impactos a longo prazo. O projeto também fortaleceu a inclusão e inspirou novas iniciativas para ampliar a acessibilidade e valorizar as potencialidades das crianças.
Resumen : Introduction: This study presents the experience of the AcquaKids Project, an initiative by the Federal University of Juiz de Fora – Governador Valadares Campus, which offers aquatic activities for children with disabilities. Objectives: Report the experience lived in the 'AcquaKids' project, describing the developed stages, the benefits achieved in the quality of life of the participants, and the contribution to the formation of the students involved. Methodology: This is a qualitative study based on an experience report, with structured reflections on the project's actions. Results: Nine children aged 4 to 7 with Autism Spectrum Disorder (ASD) were evaluated using the PEDI-CAT T-score. Two children had scores below expected in the social/cognitive domain, and one in activities of daily living. Regarding the project's impact, 63.6% of parents rated it as very positive, and 36.4% as positive. Additionally, 100% acknowledged the professionals' efforts to meet the children's needs. Conclusion: Despite the evident benefits, further studies on long-term impacts are still needed. The project also strengthened inclusion and inspired new initiatives to enhance accessibility and value the potential of children.
Palabras clave : Atividade aquática
Reabilitação
Criança com deficiência
Tanstorno do espectro autista
Aquatic activity
Rehabilitation
Children with disabilities
Interdisciplinarity
Autism spectrum disorder
CNPq: CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::FISIOTERAPIA E TERAPIA OCUPACIONAL
Idioma: por
País: Brasil
Editorial : Universidade Federal de Juiz de Fora - Campus Avançado de Governador Valadares
Sigla de la Instituición: UFJF/GV
Departamento: ICV - Instituto de Ciências da Vida
Clase de Acesso: Acesso Aberto
Attribution 3.0 Brazil
Licenças Creative Commons: http://creativecommons.org/licenses/by/3.0/br/
URI : https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/18531
Fecha de publicación : 13-mar-2025
Aparece en las colecciones: Fisioterapia - Campus GV



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons