Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/18531
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
anaclaudialobolanes.pdf2.43 MBAdobe PDFView/Open
Type: Trabalho de Conclusão de Curso
Title: Projeto Acquakids: atividades aquáticas para crianças com deficiência: análise documental das crianças com Transtorno do Espectro Autista
Author: Lanes, Ana Cláudia Lobo
Almeida, Micael Ferreira Sales de
First Advisor: Figueiredo, Lucas Savassi
Co-Advisor: Fernandes, Lidiane Aparecida
Referee Member: Gama, Gabriela Lopes
Referee Member: Martins, Cristiane Alves
Resumo: Introduçao: ̃ Este estudo apresenta a experiência do Projeto AcquaKids, uma iniciativa da Universidade Federal de Juiz de Fora – Campus Governador Valadares, que oferece atividades aquá ticas para crianças com deficiências. Objetivos: Relatar a experiência vivenciada no projeto 'AcquaKids', descrevendo as etapas desenvolvidas, os benefícios alcançados na qualidade de vida dos participantes e a contribuição para a formação dos estudantes envolvidos. Metodologia: Trata-se de um estudo qualitativo baseado em um relato de experiência, com reflexões estruturadas sobre as ações do projeto. Resultados: Foram avaliadas 9 crianças de 4 a 7 anos com Transtorno do Espectro Autista (TEA), utilizando o escore-T do PEDICAT. Duas apresentaram pontuação abaixo do esperado no domínio social/cognitivo e uma em atividades da vida diária. Sobre o impacto do projeto, 63,6% dos pais avaliaram como muito positivo e 36,4% como positivo. Além disso, 100% reconheceram o esforço dos profissionais em atender às necessidades das crianças. Conclusão: Apesar dos benefícios evidentes, ainda são necessários estudos sobre os impactos a longo prazo. O projeto também fortaleceu a inclusão e inspirou novas iniciativas para ampliar a acessibilidade e valorizar as potencialidades das crianças.
Abstract: Introduction: This study presents the experience of the AcquaKids Project, an initiative by the Federal University of Juiz de Fora – Governador Valadares Campus, which offers aquatic activities for children with disabilities. Objectives: Report the experience lived in the 'AcquaKids' project, describing the developed stages, the benefits achieved in the quality of life of the participants, and the contribution to the formation of the students involved. Methodology: This is a qualitative study based on an experience report, with structured reflections on the project's actions. Results: Nine children aged 4 to 7 with Autism Spectrum Disorder (ASD) were evaluated using the PEDI-CAT T-score. Two children had scores below expected in the social/cognitive domain, and one in activities of daily living. Regarding the project's impact, 63.6% of parents rated it as very positive, and 36.4% as positive. Additionally, 100% acknowledged the professionals' efforts to meet the children's needs. Conclusion: Despite the evident benefits, further studies on long-term impacts are still needed. The project also strengthened inclusion and inspired new initiatives to enhance accessibility and value the potential of children.
Keywords: Atividade aquática
Reabilitação
Criança com deficiência
Tanstorno do espectro autista
Aquatic activity
Rehabilitation
Children with disabilities
Interdisciplinarity
Autism spectrum disorder
CNPq: CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::FISIOTERAPIA E TERAPIA OCUPACIONAL
Language: por
Country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Juiz de Fora - Campus Avançado de Governador Valadares
Institution Initials: UFJF/GV
Department: ICV - Instituto de Ciências da Vida
Access Type: Acesso Aberto
Attribution 3.0 Brazil
Creative Commons License: http://creativecommons.org/licenses/by/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/18531
Issue Date: 13-Mar-2025
Appears in Collections:Fisioterapia - Campus GV



This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons