https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/18457
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
analuizawerlygomes.pdf | 338.79 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Tipo: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Título: | As crianças e as mídias digitais: um estudo sócio-histórico dessa relação |
Autor(es): | Gomes, Ana Luiza Werly |
Primeiro Orientador: | Maria Zélia Maia de Souza, Maria Zélia Maia de |
Membro da banca: | Jader Janer Moreira Lopes, Jader Janer Moreira |
Resumo: | Com o avanço da tecnologia e das mídias digitais e a facilidade de acesso em qualquer lugar, a qualquer momento, por qualquer dispositivo eletrônico para 93/% da população brasileira1, logo, um grupo de pessoas de poder aquisitivo para tal, criou condições de possiblidades para a percepção de uma mudança na forma como o mundo funciona e como as relações entre esses grupos de pessoas acontece. Nesse sentido, com o objetivo de esquadrinhar os efeitos das mídias digitais nas crianças optou-se por realizar uma pesquisa de natureza bibliográfica que aborde a relação entre crianças e mídias digitais. Indaga-se como as atuais pesquisas procuram responder ao debate acerca dos desafios da relação criança e mídias digitais. Para abordar a relação socio-histórica da(s) infância(s), compreender os desafios no enfrentamento da problemática da criança e a relação desta com as mídias digitais a pesquisa estabeleceu diálogos com Philippe Ariés, (1981) Neil Postman (1999), Irene Rizzini(2008), Manuel Jacinto Sarmento (2005) Jonathan Haidt e Patricia Fernanda da Silva (2024) e outros. Considerou-se no estudo parte das políticas públicas direcionadas para a proteção da criança. Ao final da pesquisa foi possível demonstrar que o desafio atual não está em proibir o acesso das crianças às mídias digitais, mas sim em promover o uso consciente e mediado, garantindo que a tecnologia seja utilizada de forma equilibrada e alinhada ao desenvolvimento saudável da criança. |
Abstract: | - |
Palavras-chave: | Crianças Infâncias Mídias digitais Tecnologia Sociologia da educação Desenvolvimento infantil |
CNPq: | Educação |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) |
Sigla da Instituição: | UFJF |
Departamento: | Faculdade de Educação |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
Licenças Creative Commons: | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ |
URI: | https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/18457 |
Data do documento: | 12-Mar-2025 |
Aparece nas coleções: | Pedagogia presencial - TCC Graduação |
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons