Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/18457
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
analuizawerlygomes.pdf338.79 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: As crianças e as mídias digitais: um estudo sócio-histórico dessa relação
Autor(es): Gomes, Ana Luiza Werly
Primeiro Orientador: Maria Zélia Maia de Souza, Maria Zélia Maia de
Membro da banca: Jader Janer Moreira Lopes, Jader Janer Moreira
Resumo: Com o avanço da tecnologia e das mídias digitais e a facilidade de acesso em qualquer lugar, a qualquer momento, por qualquer dispositivo eletrônico para 93/% da população brasileira1, logo, um grupo de pessoas de poder aquisitivo para tal, criou condições de possiblidades para a percepção de uma mudança na forma como o mundo funciona e como as relações entre esses grupos de pessoas acontece. Nesse sentido, com o objetivo de esquadrinhar os efeitos das mídias digitais nas crianças optou-se por realizar uma pesquisa de natureza bibliográfica que aborde a relação entre crianças e mídias digitais. Indaga-se como as atuais pesquisas procuram responder ao debate acerca dos desafios da relação criança e mídias digitais. Para abordar a relação socio-histórica da(s) infância(s), compreender os desafios no enfrentamento da problemática da criança e a relação desta com as mídias digitais a pesquisa estabeleceu diálogos com Philippe Ariés, (1981) Neil Postman (1999), Irene Rizzini(2008), Manuel Jacinto Sarmento (2005) Jonathan Haidt e Patricia Fernanda da Silva (2024) e outros. Considerou-se no estudo parte das políticas públicas direcionadas para a proteção da criança. Ao final da pesquisa foi possível demonstrar que o desafio atual não está em proibir o acesso das crianças às mídias digitais, mas sim em promover o uso consciente e mediado, garantindo que a tecnologia seja utilizada de forma equilibrada e alinhada ao desenvolvimento saudável da criança.
Abstract: -
Palavras-chave: Crianças
Infâncias
Mídias digitais
Tecnologia
Sociologia da educação
Desenvolvimento infantil
CNPq: Educação
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
Sigla da Instituição: UFJF
Departamento: Faculdade de Educação
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Licenças Creative Commons: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/18457
Data do documento: 12-Mar-2025
Aparece nas coleções:Pedagogia presencial - TCC Graduação



Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons