Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/18457
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
analuizawerlygomes.pdf338.79 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open
Type: Trabalho de Conclusão de Curso
Title: As crianças e as mídias digitais: um estudo sócio-histórico dessa relação
Author: Gomes, Ana Luiza Werly
First Advisor: Maria Zélia Maia de Souza, Maria Zélia Maia de
Referee Member: Jader Janer Moreira Lopes, Jader Janer Moreira
Resumo: Com o avanço da tecnologia e das mídias digitais e a facilidade de acesso em qualquer lugar, a qualquer momento, por qualquer dispositivo eletrônico para 93/% da população brasileira1, logo, um grupo de pessoas de poder aquisitivo para tal, criou condições de possiblidades para a percepção de uma mudança na forma como o mundo funciona e como as relações entre esses grupos de pessoas acontece. Nesse sentido, com o objetivo de esquadrinhar os efeitos das mídias digitais nas crianças optou-se por realizar uma pesquisa de natureza bibliográfica que aborde a relação entre crianças e mídias digitais. Indaga-se como as atuais pesquisas procuram responder ao debate acerca dos desafios da relação criança e mídias digitais. Para abordar a relação socio-histórica da(s) infância(s), compreender os desafios no enfrentamento da problemática da criança e a relação desta com as mídias digitais a pesquisa estabeleceu diálogos com Philippe Ariés, (1981) Neil Postman (1999), Irene Rizzini(2008), Manuel Jacinto Sarmento (2005) Jonathan Haidt e Patricia Fernanda da Silva (2024) e outros. Considerou-se no estudo parte das políticas públicas direcionadas para a proteção da criança. Ao final da pesquisa foi possível demonstrar que o desafio atual não está em proibir o acesso das crianças às mídias digitais, mas sim em promover o uso consciente e mediado, garantindo que a tecnologia seja utilizada de forma equilibrada e alinhada ao desenvolvimento saudável da criança.
Abstract: -
Keywords: Crianças
Infâncias
Mídias digitais
Tecnologia
Sociologia da educação
Desenvolvimento infantil
CNPq: Educação
Language: por
Country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
Institution Initials: UFJF
Department: Faculdade de Educação
Access Type: Acesso Aberto
Creative Commons License: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/18457
Issue Date: 12-Mar-2025
Appears in Collections:Pedagogia presencial - TCC Graduação



This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons