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dc.contributor.advisor1Maria Zélia Maia de Souza, Maria Zélia Maia de-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7228789297574984pt_BR
dc.contributor.referee1Jader Janer Moreira Lopes, Jader Janer Moreira-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4297078672618566pt_BR
dc.creatorGomes, Ana Luiza Werly-
dc.creator.Lattes-pt_BR
dc.date.accessioned2025-04-28T12:19:59Z-
dc.date.available2025-03-12-
dc.date.available2025-04-28T12:19:59Z-
dc.date.issued2025-03-12-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/18457-
dc.description.abstract-pt_BR
dc.description.resumoCom o avanço da tecnologia e das mídias digitais e a facilidade de acesso em qualquer lugar, a qualquer momento, por qualquer dispositivo eletrônico para 93/% da população brasileira1, logo, um grupo de pessoas de poder aquisitivo para tal, criou condições de possiblidades para a percepção de uma mudança na forma como o mundo funciona e como as relações entre esses grupos de pessoas acontece. Nesse sentido, com o objetivo de esquadrinhar os efeitos das mídias digitais nas crianças optou-se por realizar uma pesquisa de natureza bibliográfica que aborde a relação entre crianças e mídias digitais. Indaga-se como as atuais pesquisas procuram responder ao debate acerca dos desafios da relação criança e mídias digitais. Para abordar a relação socio-histórica da(s) infância(s), compreender os desafios no enfrentamento da problemática da criança e a relação desta com as mídias digitais a pesquisa estabeleceu diálogos com Philippe Ariés, (1981) Neil Postman (1999), Irene Rizzini(2008), Manuel Jacinto Sarmento (2005) Jonathan Haidt e Patricia Fernanda da Silva (2024) e outros. Considerou-se no estudo parte das políticas públicas direcionadas para a proteção da criança. Ao final da pesquisa foi possível demonstrar que o desafio atual não está em proibir o acesso das crianças às mídias digitais, mas sim em promover o uso consciente e mediado, garantindo que a tecnologia seja utilizada de forma equilibrada e alinhada ao desenvolvimento saudável da criança.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFJFpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectCriançaspt_BR
dc.subjectInfânciaspt_BR
dc.subjectMídias digitaispt_BR
dc.subjectTecnologiapt_BR
dc.subjectSociologia da educaçãopt_BR
dc.subjectDesenvolvimento infantilpt_BR
dc.subject.cnpqEducaçãopt_BR
dc.titleAs crianças e as mídias digitais: um estudo sócio-histórico dessa relaçãopt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
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