https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/18457
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
analuizawerlygomes.pdf | 338.79 kB | Adobe PDF | ![]() View/Open |
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor1 | Maria Zélia Maia de Souza, Maria Zélia Maia de | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/7228789297574984 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Jader Janer Moreira Lopes, Jader Janer Moreira | - |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/4297078672618566 | pt_BR |
dc.creator | Gomes, Ana Luiza Werly | - |
dc.creator.Lattes | - | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2025-04-28T12:19:59Z | - |
dc.date.available | 2025-03-12 | - |
dc.date.available | 2025-04-28T12:19:59Z | - |
dc.date.issued | 2025-03-12 | - |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/18457 | - |
dc.description.abstract | - | pt_BR |
dc.description.resumo | Com o avanço da tecnologia e das mídias digitais e a facilidade de acesso em qualquer lugar, a qualquer momento, por qualquer dispositivo eletrônico para 93/% da população brasileira1, logo, um grupo de pessoas de poder aquisitivo para tal, criou condições de possiblidades para a percepção de uma mudança na forma como o mundo funciona e como as relações entre esses grupos de pessoas acontece. Nesse sentido, com o objetivo de esquadrinhar os efeitos das mídias digitais nas crianças optou-se por realizar uma pesquisa de natureza bibliográfica que aborde a relação entre crianças e mídias digitais. Indaga-se como as atuais pesquisas procuram responder ao debate acerca dos desafios da relação criança e mídias digitais. Para abordar a relação socio-histórica da(s) infância(s), compreender os desafios no enfrentamento da problemática da criança e a relação desta com as mídias digitais a pesquisa estabeleceu diálogos com Philippe Ariés, (1981) Neil Postman (1999), Irene Rizzini(2008), Manuel Jacinto Sarmento (2005) Jonathan Haidt e Patricia Fernanda da Silva (2024) e outros. Considerou-se no estudo parte das políticas públicas direcionadas para a proteção da criança. Ao final da pesquisa foi possível demonstrar que o desafio atual não está em proibir o acesso das crianças às mídias digitais, mas sim em promover o uso consciente e mediado, garantindo que a tecnologia seja utilizada de forma equilibrada e alinhada ao desenvolvimento saudável da criança. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Faculdade de Educação | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFJF | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Crianças | pt_BR |
dc.subject | Infâncias | pt_BR |
dc.subject | Mídias digitais | pt_BR |
dc.subject | Tecnologia | pt_BR |
dc.subject | Sociologia da educação | pt_BR |
dc.subject | Desenvolvimento infantil | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Educação | pt_BR |
dc.title | As crianças e as mídias digitais: um estudo sócio-histórico dessa relação | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
Appears in Collections: | Pedagogia presencial - TCC Graduação |
This item is licensed under a Creative Commons License