Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/18456
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ramonlopesbarbosa.pdf757.13 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Desenvolvimento adolescente e ação docente: reflexões a partir da psicologia histórico-cultural
Autor(es): Barbosa, Ramon Lopes
Primeiro Orientador: Monteiro, Sandrelena da Silva
Resumo: Este trabalho investiga as contribuições da Psicologia Histórico-Cultural para a formação docente e para a prática escolar no contexto da adolescência. A pesquisa destaca a importância de compreender o desenvolvimento subjetivo dos adolescentes a partir de seu contexto histórico e social, valorizando sua potencialidade transformadora. Com base em uma revisão de literatura, são discutidos temas como a formação do pensamento conceitual, o desenvolvimento das funções psicológicas superiores, a comunicação íntima pessoal e a construção da autoconsciência. Além disso, o estudo analisa como estratégias pedagógicas fundamentadas nessa abordagem podem favorecer a constituição da subjetividade dos adolescentes, buscando reflexões acerca de práticas educacionais que respeitem sua singularidade e contribuam para seu desenvolvimento integral. Dessa forma, a pesquisa reafirma a importância de uma prática docente capaz de compreender a complexidade da adolescência e potencializar o papel da escola na formação dos sujeitos.
Abstract: This study investigates the contributions of Cultural-Historical Psychology to teacher education and school practice in the context of adolescence. The research highlights the importance of understanding adolescents' subjective development based on their historical and social context, valuing their transformative potential. Through a literature review, topics such as the formation of conceptual thinking, the development of higher psychological functions, personal intimate communication, and the construction of self-awareness are discussed. Additionally, the study examines how pedagogical strategies based on this approach can support the formation of adolescents' subjectivity, fostering reflections on educational practices that respect their uniqueness and contribute to their holistic development. Thus, the research reaffirms the importance of a teaching practice capable of understanding the complexity of adolescence and enhancing the school's role in shaping individuals.
Palavras-chave: Psicologia histórico-cultural
Ação docente
Adolescência
Prática escolar
Desenvolvimento humano
Cultural-historical psychology
Teaching practices
Adolescence
School practices
Human development
CNPq: Educação
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
Sigla da Instituição: UFJF
Departamento: Faculdade de Educação
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Licenças Creative Commons: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/18456
Data do documento: 4-Mar-2025
Aparece nas coleções:Pedagogia presencial - TCC Graduação



Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons