https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/18456
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
ramonlopesbarbosa.pdf | 757.13 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Clase: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Título : | Desenvolvimento adolescente e ação docente: reflexões a partir da psicologia histórico-cultural |
Autor(es): | Barbosa, Ramon Lopes |
Orientador: | Monteiro, Sandrelena da Silva |
Resumo: | Este trabalho investiga as contribuições da Psicologia Histórico-Cultural para a formação docente e para a prática escolar no contexto da adolescência. A pesquisa destaca a importância de compreender o desenvolvimento subjetivo dos adolescentes a partir de seu contexto histórico e social, valorizando sua potencialidade transformadora. Com base em uma revisão de literatura, são discutidos temas como a formação do pensamento conceitual, o desenvolvimento das funções psicológicas superiores, a comunicação íntima pessoal e a construção da autoconsciência. Além disso, o estudo analisa como estratégias pedagógicas fundamentadas nessa abordagem podem favorecer a constituição da subjetividade dos adolescentes, buscando reflexões acerca de práticas educacionais que respeitem sua singularidade e contribuam para seu desenvolvimento integral. Dessa forma, a pesquisa reafirma a importância de uma prática docente capaz de compreender a complexidade da adolescência e potencializar o papel da escola na formação dos sujeitos. |
Resumen : | This study investigates the contributions of Cultural-Historical Psychology to teacher education and school practice in the context of adolescence. The research highlights the importance of understanding adolescents' subjective development based on their historical and social context, valuing their transformative potential. Through a literature review, topics such as the formation of conceptual thinking, the development of higher psychological functions, personal intimate communication, and the construction of self-awareness are discussed. Additionally, the study examines how pedagogical strategies based on this approach can support the formation of adolescents' subjectivity, fostering reflections on educational practices that respect their uniqueness and contribute to their holistic development. Thus, the research reaffirms the importance of a teaching practice capable of understanding the complexity of adolescence and enhancing the school's role in shaping individuals. |
Palabras clave : | Psicologia histórico-cultural Ação docente Adolescência Prática escolar Desenvolvimento humano Cultural-historical psychology Teaching practices Adolescence School practices Human development |
CNPq: | Educação |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editorial : | Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) |
Sigla de la Instituición: | UFJF |
Departamento: | Faculdade de Educação |
Clase de Acesso: | Acesso Aberto |
Licenças Creative Commons: | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ |
URI : | https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/18456 |
Fecha de publicación : | 4-mar-2025 |
Aparece en las colecciones: | Pedagogia presencial - TCC Graduação |
Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons