Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/18456
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ramonlopesbarbosa.pdf757.13 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Monteiro, Sandrelena da Silva-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6839916101962610pt_BR
dc.creatorBarbosa, Ramon Lopes-
dc.creator.Lattes-pt_BR
dc.date.accessioned2025-04-28T12:17:22Z-
dc.date.available2025-03-04-
dc.date.available2025-04-28T12:17:22Z-
dc.date.issued2025-03-04-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/18456-
dc.description.abstractThis study investigates the contributions of Cultural-Historical Psychology to teacher education and school practice in the context of adolescence. The research highlights the importance of understanding adolescents' subjective development based on their historical and social context, valuing their transformative potential. Through a literature review, topics such as the formation of conceptual thinking, the development of higher psychological functions, personal intimate communication, and the construction of self-awareness are discussed. Additionally, the study examines how pedagogical strategies based on this approach can support the formation of adolescents' subjectivity, fostering reflections on educational practices that respect their uniqueness and contribute to their holistic development. Thus, the research reaffirms the importance of a teaching practice capable of understanding the complexity of adolescence and enhancing the school's role in shaping individuals.pt_BR
dc.description.resumoEste trabalho investiga as contribuições da Psicologia Histórico-Cultural para a formação docente e para a prática escolar no contexto da adolescência. A pesquisa destaca a importância de compreender o desenvolvimento subjetivo dos adolescentes a partir de seu contexto histórico e social, valorizando sua potencialidade transformadora. Com base em uma revisão de literatura, são discutidos temas como a formação do pensamento conceitual, o desenvolvimento das funções psicológicas superiores, a comunicação íntima pessoal e a construção da autoconsciência. Além disso, o estudo analisa como estratégias pedagógicas fundamentadas nessa abordagem podem favorecer a constituição da subjetividade dos adolescentes, buscando reflexões acerca de práticas educacionais que respeitem sua singularidade e contribuam para seu desenvolvimento integral. Dessa forma, a pesquisa reafirma a importância de uma prática docente capaz de compreender a complexidade da adolescência e potencializar o papel da escola na formação dos sujeitos.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFJFpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectPsicologia histórico-culturalpt_BR
dc.subjectAção docentept_BR
dc.subjectAdolescênciapt_BR
dc.subjectPrática escolarpt_BR
dc.subjectDesenvolvimento humanopt_BR
dc.subjectCultural-historical psychologypt_BR
dc.subjectTeaching practicespt_BR
dc.subjectAdolescencept_BR
dc.subjectSchool practicespt_BR
dc.subjectHuman developmentpt_BR
dc.subject.cnpqEducaçãopt_BR
dc.titleDesenvolvimento adolescente e ação docente: reflexões a partir da psicologia histórico-culturalpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
Appears in Collections:Pedagogia presencial - TCC Graduação



This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons