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Type: Trabalho de Conclusão de Curso
Title: A influência sociocultural na insatisfação do corpo das mulheres
Author: Silva, Carolina Júlia de Almeida
First Advisor: Oliveira, Solange Riveli de
Referee Member: Corrêa, Stela Cristina Hott
Referee Member: Paula Neto, Alcielis de
Resumo: A imagem corporal é um tema amplamente estudado devido à sua influência na autoestima e na saúde mental, especialmente entre as mulheres. O marketing exerce um papel fundamental na construção e na disseminação de padrões estéticos, reforçando ideais de beleza muitas vezes inatingíveis. Este estudo tem como objetivo avaliar a influência sociocultural na satisfação corporal das mulheres, analisando o impacto da pressão exercida pela mídia, pelos amigos e pela família na internalização do corpo magro e na insatisfação corporal entre mulheres jovens. Para isso, foi realizada uma pesquisa quantitativa com aplicação de instrumentos validados (Body Shape Questionnaire (BSQ), Sociocultural Attitudes Towards Appearance Questionnaire-4 (SATAQ-4)). Os resultados indicam que a pressão familiar (H1) e a pressão da mídia (H3) impactam na internalização do corpo magro. Mas a pressão dos amigos não impacta. Já a internalização do corpo magro impacta na insatisfação corporal (H4), mas a internalização do corpo magro não media a relação entre as influências sociais e a insatisfação corporal (H5). Diante disso, este estudo reforça a necessidade de discutir os padrões de beleza impostos pela sociedade e buscar estratégias para promover uma relação mais saudável com a imagem corporal.
Abstract: Body image is a widely studied topic due to its influence on self-esteem and mental health, especially among women. Marketing plays a fundamental role in shaping and disseminating aesthetic standards, often reinforcing unattainable beauty ideals. This study aims to evaluate the sociocultural influence on women's body satisfaction by analyzing the impact of pressure from the media, friends, and family on the internalization of the thin ideal and body dissatisfaction among young women. To achieve this, a quantitative study was conducted using validated instruments (Body Shape Questionnaire (BSQ) and Sociocultural Attitudes Towards Appearance Questionnaire-4 (SATAQ-4)). The results indicate that family pressure (H1) and media pressure (H3) influence the internalization of the thin ideal, while peer pressure does not. Additionally, the internalization of the thin ideal affects body dissatisfaction (H4), but it does not mediate the relationship between social influences and body dissatisfaction (H5). In light of these findings, this study reinforces the need to discuss the beauty standards imposed by society and seek strategies to promote a healthier relationship with body image.
Keywords: Imagem corporal
Marketing
Mídia
Pressão social
Insatisfação corporal
Body image
Media
Social pressure
Body dissatisfaction
CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO
Language: por
Country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Juiz de Fora - Campus Avançado de Governador Valadares
Institution Initials: UFJF/GV
Department: ICSA - Instituto Ciências Sociais Aplicadas
Access Type: Acesso Aberto
Attribution-ShareAlike 3.0 Brazil
Creative Commons License: http://creativecommons.org/licenses/by-sa/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/18392
Issue Date: 14-Feb-2025
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