Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/18392
Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
carolinajuliadealmeidasilva.pdf604.26 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Registro completo de metadatos
Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisor1Oliveira, Solange Riveli de-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2663337431229210pt_BR
dc.contributor.referee1Corrêa, Stela Cristina Hott-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1964577702715502pt_BR
dc.contributor.referee2Paula Neto, Alcielis de-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/1460390686142107pt_BR
dc.creatorSilva, Carolina Júlia de Almeida-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.brpt_BR
dc.date.accessioned2025-03-27T15:31:43Z-
dc.date.available2025-03-25-
dc.date.available2025-03-27T15:31:43Z-
dc.date.issued2025-02-14-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/18392-
dc.description.abstractBody image is a widely studied topic due to its influence on self-esteem and mental health, especially among women. Marketing plays a fundamental role in shaping and disseminating aesthetic standards, often reinforcing unattainable beauty ideals. This study aims to evaluate the sociocultural influence on women's body satisfaction by analyzing the impact of pressure from the media, friends, and family on the internalization of the thin ideal and body dissatisfaction among young women. To achieve this, a quantitative study was conducted using validated instruments (Body Shape Questionnaire (BSQ) and Sociocultural Attitudes Towards Appearance Questionnaire-4 (SATAQ-4)). The results indicate that family pressure (H1) and media pressure (H3) influence the internalization of the thin ideal, while peer pressure does not. Additionally, the internalization of the thin ideal affects body dissatisfaction (H4), but it does not mediate the relationship between social influences and body dissatisfaction (H5). In light of these findings, this study reinforces the need to discuss the beauty standards imposed by society and seek strategies to promote a healthier relationship with body image.pt_BR
dc.description.resumoA imagem corporal é um tema amplamente estudado devido à sua influência na autoestima e na saúde mental, especialmente entre as mulheres. O marketing exerce um papel fundamental na construção e na disseminação de padrões estéticos, reforçando ideais de beleza muitas vezes inatingíveis. Este estudo tem como objetivo avaliar a influência sociocultural na satisfação corporal das mulheres, analisando o impacto da pressão exercida pela mídia, pelos amigos e pela família na internalização do corpo magro e na insatisfação corporal entre mulheres jovens. Para isso, foi realizada uma pesquisa quantitativa com aplicação de instrumentos validados (Body Shape Questionnaire (BSQ), Sociocultural Attitudes Towards Appearance Questionnaire-4 (SATAQ-4)). Os resultados indicam que a pressão familiar (H1) e a pressão da mídia (H3) impactam na internalização do corpo magro. Mas a pressão dos amigos não impacta. Já a internalização do corpo magro impacta na insatisfação corporal (H4), mas a internalização do corpo magro não media a relação entre as influências sociais e a insatisfação corporal (H5). Diante disso, este estudo reforça a necessidade de discutir os padrões de beleza impostos pela sociedade e buscar estratégias para promover uma relação mais saudável com a imagem corporal.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Juiz de Fora - Campus Avançado de Governador Valadarespt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentICSA - Instituto Ciências Sociais Aplicadaspt_BR
dc.publisher.initialsUFJF/GVpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rightsAttribution-ShareAlike 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-sa/3.0/br/*
dc.subjectImagem corporalpt_BR
dc.subjectMarketingpt_BR
dc.subjectMídiapt_BR
dc.subjectPressão socialpt_BR
dc.subjectInsatisfação corporalpt_BR
dc.subjectBody imagept_BR
dc.subjectMediapt_BR
dc.subjectSocial pressurept_BR
dc.subjectBody dissatisfactionpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAOpt_BR
dc.titleA influência sociocultural na insatisfação do corpo das mulherespt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
Aparece en las colecciones: Administração - Campus GV



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons