https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/18350
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
rudilsonmanuelie.pdf | PDF/A | 1.26 MB | Adobe PDF | ![]() View/Open |
Type: | Dissertação |
Title: | O Ensino por investigação: desafios e possibilidades para a formação de professores |
Author: | Ié, Rudilson Manuel |
First Advisor: | Lopes, José Guilherme da Silva |
Referee Member: | Araújo Neto, Waldmir Nascimento |
Referee Member: | Rei, Ivoni de Freitas |
Resumo: | O ensino por investigação tem se mostrado uma abordagem promissora para superar práticas pedagógicas tradicionais, especialmente na formação de professores e promover um ensino mais participativo e investigativo. Este trabalho tem como objetivo compreender como o ensino por investigação vem sendo articulado em processos formativos de professores da educação básica na literatura nacional e internacional, além de elaborar e validar uma proposta de formação continuada para professores guineenses e brasileiros. A pesquisa utilizou uma abordagem metodológica exploratória, com revisão bibliográfica, a fim de identificar artigos sobre formação continuada de professores com base em propostas de ensino por investigação. Os artigos identificados foram analisados por meio da Análise de Conteúdo, contemplando as etapas de pré-exploração, leitura flutuante, seleção de unidades de registro, categorização e interpretação dos dados. Não foi possível localizar artigos que propusessem ou desenvolvessem processos formativos com base na abordagem do ensino por investigação. Todavia, os textos selecionados, segundo os descritores definidos, foram importantes para ampliar a base bibliográfica com vistas ao desenvolvido de um modelo de proposta formativa. Foram construídas sete categorias, a saber, definição de ensino por investigação; participação ativa dos estudantes e reflexão sobre a formação continuada de professor, detalhamento da abordagem - EI; concepção pedagógica a respeito do ensino por investigação; nova perspectiva em relação ao ensino e aprendizagem e importância da formação do professor. A proposta foi validada por professores da Educação Básica de Juiz de Fora durante um grupo focal. O encontro de validação destacou a relevância de promover momentos colaborativos entre os professores para compartilhamento de experiências, contribuições e críticas sobre a prática docente. |
Abstract: | Inquiry-based teaching has been shown to be a promising approach for overcoming traditional pedagogical practices, especially in teacher training, and promoting more participatory and investigative teaching. This work aims to understand how inquiry teaching has been articulated in the training processes of basic education teachers in the national and international literature, as well as to develop and validate a continuing education proposal for Guinean and Brazilian teachers. The research used an exploratory methodological approach, with a bibliographic review, in order to identify articles on continuing teacher training based on proposals for inquiry teaching. The articles identified were analyzed using Content Analysis, including the stages of pre-exploration, floating reading, selection of recording units, categorization and interpretation of the data. It was not possible to find any articles that proposed or developed training processes based on the inquiry teaching approach. However, the texts selected, according to the descriptors defined, were important for expanding the bibliographic base with a view to developing a training proposal model. Seven categories were constructed, namely: definition of inquiry teaching; active student participation and reflection on continuing teacher training; details of the approach - IS; pedagogical conception of inquiry teaching; a new perspective on teaching and learning and the importance of teacher training. The proposal was validated by primary school teachers from Juiz de Fora during a focus group. The validation meeting highlighted the importance of promoting collaborative moments between teachers to share experiences, contributions and criticism of teaching practice. |
Keywords: | Química Formação continuada de professores Ensino por investigação Chemistry Continuing teacher education Inquiry-based teaching |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::QUIMICA |
Language: | por |
Country: | Brasil |
Publisher: | Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) |
Institution Initials: | UFJF |
Department: | ICE – Instituto de Ciências Exatas |
Program: | Programa de Pós-graduação em Química |
Access Type: | Acesso Aberto Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil |
Creative Commons License: | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ |
URI: | https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/18350 |
Issue Date: | 27-Sep-2024 |
Appears in Collections: | Mestrado em Química (Dissertações) |
This item is licensed under a Creative Commons License