Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/18350
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
rudilsonmanuelie.pdfPDF/A1.26 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Lopes, José Guilherme da Silva-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1673436265417982pt_BR
dc.contributor.referee1Araújo Neto, Waldmir Nascimento-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4908905422036211pt_BR
dc.contributor.referee2Rei, Ivoni de Freitas-
dc.contributor.referee2Latteshttps://buscatextual.cnpq.br/pt_BR
dc.creatorIé, Rudilson Manuel-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/3921554367841950pt_BR
dc.date.accessioned2025-03-21T15:32:12Z-
dc.date.available2025-03-20-
dc.date.available2025-03-21T15:32:12Z-
dc.date.issued2024-09-27-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/18350-
dc.description.abstractInquiry-based teaching has been shown to be a promising approach for overcoming traditional pedagogical practices, especially in teacher training, and promoting more participatory and investigative teaching. This work aims to understand how inquiry teaching has been articulated in the training processes of basic education teachers in the national and international literature, as well as to develop and validate a continuing education proposal for Guinean and Brazilian teachers. The research used an exploratory methodological approach, with a bibliographic review, in order to identify articles on continuing teacher training based on proposals for inquiry teaching. The articles identified were analyzed using Content Analysis, including the stages of pre-exploration, floating reading, selection of recording units, categorization and interpretation of the data. It was not possible to find any articles that proposed or developed training processes based on the inquiry teaching approach. However, the texts selected, according to the descriptors defined, were important for expanding the bibliographic base with a view to developing a training proposal model. Seven categories were constructed, namely: definition of inquiry teaching; active student participation and reflection on continuing teacher training; details of the approach - IS; pedagogical conception of inquiry teaching; a new perspective on teaching and learning and the importance of teacher training. The proposal was validated by primary school teachers from Juiz de Fora during a focus group. The validation meeting highlighted the importance of promoting collaborative moments between teachers to share experiences, contributions and criticism of teaching practice.pt_BR
dc.description.resumoO ensino por investigação tem se mostrado uma abordagem promissora para superar práticas pedagógicas tradicionais, especialmente na formação de professores e promover um ensino mais participativo e investigativo. Este trabalho tem como objetivo compreender como o ensino por investigação vem sendo articulado em processos formativos de professores da educação básica na literatura nacional e internacional, além de elaborar e validar uma proposta de formação continuada para professores guineenses e brasileiros. A pesquisa utilizou uma abordagem metodológica exploratória, com revisão bibliográfica, a fim de identificar artigos sobre formação continuada de professores com base em propostas de ensino por investigação. Os artigos identificados foram analisados por meio da Análise de Conteúdo, contemplando as etapas de pré-exploração, leitura flutuante, seleção de unidades de registro, categorização e interpretação dos dados. Não foi possível localizar artigos que propusessem ou desenvolvessem processos formativos com base na abordagem do ensino por investigação. Todavia, os textos selecionados, segundo os descritores definidos, foram importantes para ampliar a base bibliográfica com vistas ao desenvolvido de um modelo de proposta formativa. Foram construídas sete categorias, a saber, definição de ensino por investigação; participação ativa dos estudantes e reflexão sobre a formação continuada de professor, detalhamento da abordagem - EI; concepção pedagógica a respeito do ensino por investigação; nova perspectiva em relação ao ensino e aprendizagem e importância da formação do professor. A proposta foi validada por professores da Educação Básica de Juiz de Fora durante um grupo focal. O encontro de validação destacou a relevância de promover momentos colaborativos entre os professores para compartilhamento de experiências, contribuições e críticas sobre a prática docente.pt_BR
dc.description.sponsorshipCAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentICE – Instituto de Ciências Exataspt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Químicapt_BR
dc.publisher.initialsUFJFpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectQuímicapt_BR
dc.subjectFormação continuada de professorespt_BR
dc.subjectEnsino por investigaçãopt_BR
dc.subjectChemistrypt_BR
dc.subjectContinuing teacher educationpt_BR
dc.subjectInquiry-based teachingpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::QUIMICApt_BR
dc.titleO Ensino por investigação: desafios e possibilidades para a formação de professorespt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
Appears in Collections:Mestrado em Química (Dissertações)



This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons