https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/18307
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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tiagodeoliveiralagesalves.pdf | PDF/A | 377.16 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Tipo: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Título: | A institucionalização de crianças e adolescentes em casas de acolhimento |
Autor(es): | Alves, Tiago de Oliveira Lages |
Primeiro Orientador: | Santos, Bráulio de Magalhães |
Membro da banca: | Silva, Nathane Fernandes da |
Membro da banca: | Gomes, Ana Suelen Tossige |
Resumo: | O problema central a ser abordado neste trabalho é como as experiências de acolhimento impactam o bem-estar e a reintegração social de jovens em situação de vulnerabilidade. A institucionalização de crianças e adolescentes em casas de acolhimento é uma prática emergente que se torna necessária em contextos de abuso, quando se trata de crimes tipificados como violências e negligência, visando proporcionar segurança e suporte temporário. No entanto, viver em uma instituição pode ser desafiador e acarretar impactos emocionais negativos, como sentimentos de perda e abandono, em decorrência do distanciamento dos laços familiares. A adaptação a novas regras e dinâmicas de convivência pode dificultar o desenvolvimento de vínculos afetivos e uma identidade saudável, requerendo uma abordagem atenta às particularidades de cada jovem. Este estudo será baseado exclusivamente em uma revisão bibliográfica das melhores práticas e dos desafios enfrentados nas casas de acolhimento. O objetivo principal é analisar os impactos emocionais da institucionalização, avaliando a eficácia das abordagens adotadas e investigando alternativas eficazes, como o fortalecimento dos vínculos familiares e o acolhimento em família substituta. As hipóteses levantadas indicam que a institucionalização pode gerar efeitos adversos na vida das crianças e adolescentes, enquanto práticas de atendimento individualizado e acolhimento familiar podem contribuir positivamente para seu desenvolvimento emocional e social. |
Abstract: | The central issue to be addressed in this paper is how foster care experiences impact the well-being and social reintegration of young people in vulnerable situations. The institutionalization of children and adolescents in foster homes is an emerging practice that becomes necessary in cases of abuse, particularly when crimes classified as violence and neglect are involved, aiming to provide safety and temporary support. However, living in an institution can be challenging and may lead to negative emotional impacts, such as feelings of loss and abandonment due to the weakening of family bonds. Adapting to new rules and social dynamics can make it difficult to develop emotional connections and a healthy identity, requiring an approach that considers the individual circumstances of each young person. This study will be based exclusively on a literature review of best practices and the challenges faced in foster homes. The primary objective is to analyze the emotional impacts of institutionalization by assessing the effectiveness of current approaches and exploring viable alternatives, such as strengthening family ties and placing children in substitute families. The hypotheses suggest that institutionalization may have adverse effects on children and adolescents, while individualized care practices and family-based foster care can contribute positively to their emotional and social development. |
Palavras-chave: | Acolhimento Proteção Reintegração Reception Protection Reintegration |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::DIREITO |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal de Juiz de Fora - Campus Avançado de Governador Valadares |
Sigla da Instituição: | UFJF/GV |
Departamento: | ICSA - Instituto Ciências Sociais Aplicadas |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil |
Licenças Creative Commons: | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ |
URI: | https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/18307 |
Data do documento: | 25-Fev-2025 |
Aparece nas coleções: | Direito - Campus GV |
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