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Type: Dissertação
Title: Apropriação dos resultados nas avaliações externas no desempenho dos alunos em matemática : um estudo de caso
Author: Rodrigues, Thania Lucia Xavier Arruda e
First Advisor: Alves, Alesandra Maia Lima
Referee Member: Machado, Miriam Raquel Piazzi
Referee Member: Oliveira, Luciana da Silva de
Resumo: A presente dissertação foi desenvolvida no âmbito do Mestrado Profissional em Gestão e Avaliação da Educação (PPGP) do Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação da Universidade Federal de Juiz de Fora (CAEd/UFJF). O estudo de caso foi realizado para analisar o desempenho em Matemática no 3º ano do Ensino Médio da Escola Estadual Cassiano Mendes (EECM), localizada em Pedra Azul, Minas Gerais, utilizando os resultados do SIMAVE/Proeb como ponto de partida. A pesquisa investigou as dificuldades dos alunos em Matemática no Ensino Médio. O objetivo principal da pesquisa é compreender como ocorre a apropriação de resultados do SIMAVE/ SAEB, da disciplina Matemática, na EECM, assim como descrever os resultados obtidos em Matemática no SIMAVE/ PROEB entre 2017 e 2023 pela EECM, analisar como a EECM tem se apropriado dos resultados obtidos em Matemática no SIMAVE/ PROEB e finalmente propor um plano de ação para aprimorar o processo de apropriação dos resultados obtidos nas avaliações externas. Essa análise é importante para garantir o acesso equitativo às oportunidades educacionais e melhorar a qualidade do ensino na instituição. A pesquisa adotou uma abordagem qualitativa, utilizando instrumentos como boletins de avaliação, o Projeto Político Pedagógico, atas de reuniões, entrevistas com professores e questionários aplicados aos alunos. A pesquisa fundamenta-se em autores como Freire (1987) e Cury (2010), que destacam a educação como direito e seu papel transformador, além de Bessa (2007) e Barboza (2016), que abordam as dificuldades de aprendizagem em Matemática. As contribuições de Tardif (2014) sobre saberes docentes e Bauer et al. (2015) e Fontanive (2013) sobre avaliações externas são essenciais para analisar o desempenho em Matemática e propor melhorias na aprendizagem na Escola Estadual Cassiano Mendes. Os resultados da pesquisa indicaram a falta de uso de metodologias ativas no ensino de Matemática, a não apropriação dos resultados das avaliações externas pelos professores, além da presença de uma equipe docente composta por professores com muitos anos de serviço e outros recém-contratados, o que pode impactar a abordagem pedagógica e o desempenho dos alunos.
Abstract: This dissertation was developed as part of the Professional Master's Degree in Education Management and Evaluation (PPGP) at the Center for Public Policy and Education Evaluation at the Federal University of Juiz de Fora (CAEd/UFJF). The case study was carried out to analyze mathematics performance in the 3rd year of high school at the Cassiano Mendes State School (EECM), located in Pedra Azul, Minas Gerais, using the SIMAVE/Proeb results as a starting point. The main objective of the research is to understand how the results of SIMAVE / SAEB, in the subject of Mathematics, are appropriated at EECM, as well as to describe the results obtained in Mathematics in SIMAVE / PROEB between 2017 and 2023 by EECM, to analyze how EECM has appropriated the results obtained in Mathematics in SIMAVE / PROEB and finally to propose an action plan to improve the process of appropriating the results obtained in external evaluations. This analysis is important for ensuring equitable access to educational opportunities and improving the quality of teaching at the institution. The research adopted a qualitative approach, using instruments such as evaluation reports, the Pedagogical Political Project, meeting minutes, interviews with teachers and questionnaires applied to students. The research is based on authors such as Freire (1987) and Cury (2010), who highlight education as a right and its transformative role, as well as Bessa (2007) and Barboza (2016), who address learning difficulties in mathematics. The contributions of Tardif (2014) on teaching knowledge and Bauer et al. (2015) and Fontanive (2013) on external assessments are essential for analyzing performance in Mathematics and proposing improvements in learning at the Cassiano Mendes State School. The results of the research indicated a lack of use of active methodologies in the teaching of mathematics, the failure of teachers to appropriate the results of external assessments, and the presence of a teaching team made up of teachers with many years of service and others recently hired, which can have an impact on the pedagogical approach and student performance.
Keywords: Avaliações externas
Desempenho
Qualidade do ensino
External assessments
Performance
Teaching Quality
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Language: por
Country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
Institution Initials: UFJF
Department: Faculdade de Educação
Program: Mestrado em Gestão e Avaliação em Educação Pública
Access Type: Acesso Aberto
Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil
Creative Commons License: http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/18239
Issue Date: 17-Dec-2024
Appears in Collections:Mestrado em Gestão e Avaliação da Educação Pública (Dissertações)



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