Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/18239
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
thanialuciaxavierarrudaerodrigues.pdf1.88 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Alves, Alesandra Maia Lima-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4249189703227909pt_BR
dc.contributor.referee1Machado, Miriam Raquel Piazzi-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9613375539401149pt_BR
dc.contributor.referee2Oliveira, Luciana da Silva de-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/9931071988310317pt_BR
dc.creatorRodrigues, Thania Lucia Xavier Arruda e-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/6345287550673119pt_BR
dc.date.accessioned2025-02-24T12:04:16Z-
dc.date.available2025-02-21-
dc.date.available2025-02-24T12:04:16Z-
dc.date.issued2024-12-17-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/18239-
dc.description.abstractThis dissertation was developed as part of the Professional Master's Degree in Education Management and Evaluation (PPGP) at the Center for Public Policy and Education Evaluation at the Federal University of Juiz de Fora (CAEd/UFJF). The case study was carried out to analyze mathematics performance in the 3rd year of high school at the Cassiano Mendes State School (EECM), located in Pedra Azul, Minas Gerais, using the SIMAVE/Proeb results as a starting point. The main objective of the research is to understand how the results of SIMAVE / SAEB, in the subject of Mathematics, are appropriated at EECM, as well as to describe the results obtained in Mathematics in SIMAVE / PROEB between 2017 and 2023 by EECM, to analyze how EECM has appropriated the results obtained in Mathematics in SIMAVE / PROEB and finally to propose an action plan to improve the process of appropriating the results obtained in external evaluations. This analysis is important for ensuring equitable access to educational opportunities and improving the quality of teaching at the institution. The research adopted a qualitative approach, using instruments such as evaluation reports, the Pedagogical Political Project, meeting minutes, interviews with teachers and questionnaires applied to students. The research is based on authors such as Freire (1987) and Cury (2010), who highlight education as a right and its transformative role, as well as Bessa (2007) and Barboza (2016), who address learning difficulties in mathematics. The contributions of Tardif (2014) on teaching knowledge and Bauer et al. (2015) and Fontanive (2013) on external assessments are essential for analyzing performance in Mathematics and proposing improvements in learning at the Cassiano Mendes State School. The results of the research indicated a lack of use of active methodologies in the teaching of mathematics, the failure of teachers to appropriate the results of external assessments, and the presence of a teaching team made up of teachers with many years of service and others recently hired, which can have an impact on the pedagogical approach and student performance.pt_BR
dc.description.resumoA presente dissertação foi desenvolvida no âmbito do Mestrado Profissional em Gestão e Avaliação da Educação (PPGP) do Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação da Universidade Federal de Juiz de Fora (CAEd/UFJF). O estudo de caso foi realizado para analisar o desempenho em Matemática no 3º ano do Ensino Médio da Escola Estadual Cassiano Mendes (EECM), localizada em Pedra Azul, Minas Gerais, utilizando os resultados do SIMAVE/Proeb como ponto de partida. A pesquisa investigou as dificuldades dos alunos em Matemática no Ensino Médio. O objetivo principal da pesquisa é compreender como ocorre a apropriação de resultados do SIMAVE/ SAEB, da disciplina Matemática, na EECM, assim como descrever os resultados obtidos em Matemática no SIMAVE/ PROEB entre 2017 e 2023 pela EECM, analisar como a EECM tem se apropriado dos resultados obtidos em Matemática no SIMAVE/ PROEB e finalmente propor um plano de ação para aprimorar o processo de apropriação dos resultados obtidos nas avaliações externas. Essa análise é importante para garantir o acesso equitativo às oportunidades educacionais e melhorar a qualidade do ensino na instituição. A pesquisa adotou uma abordagem qualitativa, utilizando instrumentos como boletins de avaliação, o Projeto Político Pedagógico, atas de reuniões, entrevistas com professores e questionários aplicados aos alunos. A pesquisa fundamenta-se em autores como Freire (1987) e Cury (2010), que destacam a educação como direito e seu papel transformador, além de Bessa (2007) e Barboza (2016), que abordam as dificuldades de aprendizagem em Matemática. As contribuições de Tardif (2014) sobre saberes docentes e Bauer et al. (2015) e Fontanive (2013) sobre avaliações externas são essenciais para analisar o desempenho em Matemática e propor melhorias na aprendizagem na Escola Estadual Cassiano Mendes. Os resultados da pesquisa indicaram a falta de uso de metodologias ativas no ensino de Matemática, a não apropriação dos resultados das avaliações externas pelos professores, além da presença de uma equipe docente composta por professores com muitos anos de serviço e outros recém-contratados, o que pode impactar a abordagem pedagógica e o desempenho dos alunos.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.publisher.programMestrado em Gestão e Avaliação em Educação Públicapt_BR
dc.publisher.initialsUFJFpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/*
dc.subjectAvaliações externaspt_BR
dc.subjectDesempenhopt_BR
dc.subjectQualidade do ensinopt_BR
dc.subjectExternal assessmentspt_BR
dc.subjectPerformancept_BR
dc.subjectTeaching Qualitypt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.titleApropriação dos resultados nas avaliações externas no desempenho dos alunos em matemática : um estudo de casopt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
Appears in Collections:Mestrado em Gestão e Avaliação da Educação Pública (Dissertações)



This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons