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Tipo: Dissertação
Título: Formação docente em tempos de pandemia: a visão dos professores de municípios de pequeno porte da Zona da Mata mineira
Autor(es): Ferreira, Thagnani Reis do Carmo
Primeiro Orientador: Martins, Elita Betania de Andrade
Membro da banca: Rodrigues, Rubens Luiz
Membro da banca: Santos, Sonia Regina Mendes dos
Membro da banca: Pedrosa, Stella Maria Peixoto de Azevedo
Resumo: O presente estudo buscou conhecer a percepção de professores dos anos iniciais do Ensino Fundamental de escolas públicas em municípios de pequeno porte, localizados na Zona da Mata mineira, sobre seu processo de formação para o desenvolvimento das atividades pedagógicas, durante o Ensino Remoto Emergencial (ERE) adotado na pandemia de covid-19 e, a partir daí, identificar os desafios da formação continuada nesse contexto. Para isso, com base no Ciclo de Políticas proposto por Stephen Ball, focando no contexto denominado pelo autor como Contexto de Prática, foram utilizados como recursos metodológicos a aplicação de questionários, respondidos por professores que estavam atuando durante o ERE em cada uma das escolas selecionadas e entrevistas semiestruturadas com Secretários de Educação dos respectivos municípios. Os dados obtidos nos questionários foram tabulados com auxílio do aplicativo Google Forms e as entrevistas transcritas e organizadas em quadros, a partir de categorias como: políticas públicas, formação de professores, prática pedagógica, desafios do ERE e memórias do período.
Abstract: The present study sought to know the perception of teachers in the early years of elementary school in public schools in small cities located in the Zona da Mata region of Minas Gerais about their training process for the development of pedagogical activities during the Emergency Remote Teaching (ERE, as in Portuguese) adopted in the Covid-19 Pandemic. From this point, identify the challenges of continuing education in this context. For this, based on the Policy Cycle proposed by Stephen Ball, focusing on the context called by the author as Context of Practice, the methodological resources used were the application of questionnaires answered by teachers who were working during the ERE in each of the selected schools and semi-structured interviews with Secretaries of Education of the respective municipalities. The data obtained in the questionnaires were tabulated with the help of the Google Forms application. The interviews were transcribed and organized in tables based on categories such as public policies, teacher training, pedagogical practice, ERE challenges, and memories of the period.
Palavras-chave: Políticas públicas
Educação
Formação de professores
Pandemia
Public policies
Education
Teacher training
Pandemic
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
Sigla da Instituição: UFJF
Departamento: Faculdade de Educação
Programa: Programa de Pós-graduação em Educação
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Attribution 3.0 Brazil
Licenças Creative Commons: http://creativecommons.org/licenses/by/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/17986
Data do documento: 21-Out-2024
Aparece nas coleções:Mestrado em Educação (Dissertações)



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