Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/17986
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
thagnanireisdocarmoferreira.pdf2.88 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Martins, Elita Betania de Andrade-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9432703757983593pt_BR
dc.contributor.referee1Rodrigues, Rubens Luiz-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2742561480615281pt_BR
dc.contributor.referee2Santos, Sonia Regina Mendes dos-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/6858518428711558pt_BR
dc.contributor.referee3Pedrosa, Stella Maria Peixoto de Azevedo-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/6986927279922334pt_BR
dc.creatorFerreira, Thagnani Reis do Carmo-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/4907806762049309pt_BR
dc.date.accessioned2024-12-20T15:40:26Z-
dc.date.available2024-12-19-
dc.date.available2024-12-20T15:40:26Z-
dc.date.issued2024-10-21-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/17986-
dc.description.abstractThe present study sought to know the perception of teachers in the early years of elementary school in public schools in small cities located in the Zona da Mata region of Minas Gerais about their training process for the development of pedagogical activities during the Emergency Remote Teaching (ERE, as in Portuguese) adopted in the Covid-19 Pandemic. From this point, identify the challenges of continuing education in this context. For this, based on the Policy Cycle proposed by Stephen Ball, focusing on the context called by the author as Context of Practice, the methodological resources used were the application of questionnaires answered by teachers who were working during the ERE in each of the selected schools and semi-structured interviews with Secretaries of Education of the respective municipalities. The data obtained in the questionnaires were tabulated with the help of the Google Forms application. The interviews were transcribed and organized in tables based on categories such as public policies, teacher training, pedagogical practice, ERE challenges, and memories of the period.pt_BR
dc.description.resumoO presente estudo buscou conhecer a percepção de professores dos anos iniciais do Ensino Fundamental de escolas públicas em municípios de pequeno porte, localizados na Zona da Mata mineira, sobre seu processo de formação para o desenvolvimento das atividades pedagógicas, durante o Ensino Remoto Emergencial (ERE) adotado na pandemia de covid-19 e, a partir daí, identificar os desafios da formação continuada nesse contexto. Para isso, com base no Ciclo de Políticas proposto por Stephen Ball, focando no contexto denominado pelo autor como Contexto de Prática, foram utilizados como recursos metodológicos a aplicação de questionários, respondidos por professores que estavam atuando durante o ERE em cada uma das escolas selecionadas e entrevistas semiestruturadas com Secretários de Educação dos respectivos municípios. Os dados obtidos nos questionários foram tabulados com auxílio do aplicativo Google Forms e as entrevistas transcritas e organizadas em quadros, a partir de categorias como: políticas públicas, formação de professores, prática pedagógica, desafios do ERE e memórias do período.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Educaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFJFpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rightsAttribution 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/3.0/br/*
dc.subjectPolíticas públicaspt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectFormação de professorespt_BR
dc.subjectPandemiapt_BR
dc.subjectPublic policiespt_BR
dc.subjectEducationpt_BR
dc.subjectTeacher trainingpt_BR
dc.subjectPandemicpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.titleFormação docente em tempos de pandemia: a visão dos professores de municípios de pequeno porte da Zona da Mata mineirapt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
Appears in Collections:Mestrado em Educação (Dissertações)



This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons