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Tipo: Dissertação
Título: Cartografias afetivas: experimentações com arte-educação-urbana
Autor(es): Rocha, Tássia Mizael Camargo
Primeiro Orientador: Dias, Juliana Maddalena Trifilio
Membro da banca: Clareto, Sônia Maria
Membro da banca: Scareli, Giovana
Resumo: Cartografias Afetivas é uma pesquisa-intervenção que está em trânsito pela cidade, por espaços escolares e não-escolares de educação desde 2019, propondo experimentações coletivas em torno das diferentes possibilidades de experiência urbana nas cidades e seus efeitos em cada um de nós. O trabalho começou em relação direta com um território urbano-periférico e um espaço escolar, desde então também tem se ampliado para outros espaços e territórios na cidade. As intervenções ocorrem em movimentos de escuta, formação e criação, buscando estimular o pensamento crítico, a criatividade, trazer à tona manifestações populares, periféricas e usar a memória e o pertencimento como instrumentos de resistência, para isso são criados diferentes dispositivos que compõem um modo de fazer arte-educação-urbana. Esta dissertação se constrói a partir das seguintes questões de pesquisa: o que podem as Cartografias Afetivas enquanto discurso-prática-ideia-processo? O que podem as Cartografias Afetivas enquanto metodologia de arte-educação-urbana que circula por espaços institucionais e não-institucionais? O que podem as Cartografias Afetivas enquanto máquina de pensar-fazer-dizer em trânsito na cidade, na periferia, nas escolas, nas ruas, na academia, etc? A narrativa emerge em busca de composições para a construção prática-ética-estética-conceitual desta pesquisa-intervenção, que é ao mesmo tempo metodologia, máquina revolucionária, discurso, prática, ideia e processo. Para isso, faço composições transdisciplinares com o pensamento de autores de diferentes épocas, como Paola Berenstein Jacques, Antônio Bispo dos Santos, Suely Rolnik, Juliana Dias, Ailton Krenak, Anderson Santos, Jorge Larrosa, Félix Guattari, Gilles Deleuze e tantos outros; com os saberes e culturas populares, com diferentes artistas, além de nossa própria multiplicidade subjetiva.
Abstract: Cartografías Afectivas es una investigación-intervención que ha estado en tránsito por la ciudad, en espacios educativos y no educativos, desde 2019, proponiendo experimentaciones colectivas en torno a las diferentes posibilidades de experiencia urbana en las ciudades y sus efectos en cada uno de nosotros. El trabajo comenzó en relación directa con un territorio urbano-periférico y un espacio escolar, y desde entonces se ha ampliado a otros espacios y territorios de la ciudad. Las intervenciones se llevan a cabo mediante movimientos de escucha, formación y creación, buscando estimular el pensamiento crítico, la creatividad, dar voz a las manifestaciones populares y periféricas, y utilizar la memoria y el sentido de pertenencia como instrumentos de resistencia. Para ello, se crean diferentes dispositivos que componen una forma de hacer arte-educación-urbana. Esta disertación se construye a partir de las siguientes preguntas de investigación: ¿qué pueden las Cartografías Afectivas como discurso-práctica-idea-proceso? ¿Qué pueden las Cartografías Afectivas como metodología de arte-educación-urbana que circula por espacios institucionales y no institucionales? ¿Qué pueden las Cartografías Afectivas como máquina de pensar-hacer-decir en tránsito por la ciudad, la periferia, las escuelas, las calles, la academia, etc.? La narrativa emerge en busca de composiciones para la construcción práctica-ética-estética-conceptual de esta investigación-intervención, que es, al mismo tiempo, metodología, máquina revolucionaria, discurso, práctica, idea y proceso. Para ello, realizo composiciones transdisciplinares con el pensamiento de autores de diferentes épocas, como Paola Berenstein Jacques, Antônio Bispo dos Santos, Suely Rolnik, Juliana Dias, Ailton Krenak, Anderson Santos, Jorge Larrosa, Félix Guattari, Gilles Deleuze, entre otros; con los saberes y culturas populares, con diferentes artistas, además de nuestra propia multiplicidad subjetiva.
Palavras-chave: Cartografias afetivas
Filosofia da diferença
Periferi
Lugar geopsíquico
Experiência urbana
Cartografías afectivas
Filosofía de la diferencia
Periferia
Lugar geopsíquico
Experiencia urbana
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
Sigla da Instituição: UFJF
Departamento: Faculdade de Educação
Programa: Programa de Pós-graduação em Educação
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
Licenças Creative Commons: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/17915
Data do documento: 10-Set-2024
Aparece nas coleções:Mestrado em Educação (Dissertações)



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