https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/1790
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
thalesdelelismartinspereira.pdf | 3.33 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Clase: | Dissertação |
Título : | O uso do software geogebra em uma escola pública: interações entre alunos e professor em atividades e tarefas de geometria para o ensino fundamental e médio |
Autor(es): | Pereira, Thales de Lélis Martins |
Orientador: | Kopke, Regina Coeli Moraes |
Miembros Examinadores: | Bairral, Marcelo Almeida |
Miembros Examinadores: | Olimpio Junior, Antonio |
Resumo: | A partir da questão „Como se dá a interação entre professor e alunos em um ambiente colaborativo de geometria para o ensino fundamental e médio a partir da utilização do software geogebra?‟, a pesquisa realizada teve como objetivo analisar as atividades realizadas pelos alunos em sala de aula com o acompanhamento do professor. Foi adotada a pesquisa qualitativa, de modo a verificar o aprendizado do conteúdo relativo à geometria dinâmica, por meio das atividades investigativas entre professor e alunos. Realizaram-se sessões plenárias com os alunos, nas quais demonstraram segurança quanto aos conceitos adotados durante a realização da pesquisa. |
Resumen : | From the question „How is the interaction between teacher and students in a colaborative environment of geometry to the primary and secondary levels of teaching by using the geogebra software?‟ the research aimed at analyzing the activities performed by the students inside the classroom with the follow-up of the teacher. The research is qualitative in order to verify the learning of the content on the dynamic geometry, by means of the investigative activities performed. In the plenary sessions the students demonstrated self-security concerning the concepts adopted during the research. |
Palabras clave : | Educação matemática Geometria dinâmica Software geogebra Ambiente colaborativo Escola pública Mathematics education Dynamic geometry Geogebra software Colaborative environment Public school |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editorial : | Universidade Federal de Juiz de Fora |
Sigla de la Instituición: | UFJF |
Departamento: | ICE – Instituto de Ciências Exatas |
Programa: | Programa de Pós-graduação em Educação Matemática |
Clase de Acesso: | Acesso Aberto |
URI : | https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/1790 |
Fecha de publicación : | 25-sep-2012 |
Aparece en las colecciones: | Mestrado Profissional em Educação Matemática (Dissertações) |
Los ítems de DSpace están protegidos por licencias Creative Commons, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.