https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/17745
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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emmanueljosésilvadejesus.pdf | PDF/A | 2.26 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Tipo: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Título: | Violência intrafamiliar contra crianças: perspectiva dos profissionais da educação de ensino público. |
Autor(es): | Jesus, Emmanuel José Silva de |
Primeiro Orientador: | Krempser, Paula |
Membro da banca: | Brandão, Juliana de Lima |
Membro da banca: | Lacerda, Isabela Verônica da Costa |
Resumo: | A violência intrafamiliar é considerada toda ação ou omissão que entrava o convívio e o bem-estar físico e psicológico podendo ser praticada dentro ou fora da residência e cometida por qualquer membro da família. Nas crianças, o impacto da violência gera profusos impactos, como atraso no desenvolvimento, distúrbios de fala e/ou sono, ansiedade, baixa autoestima, desejo de morte e tentativa de suicídio. Além disso, ao considerar a escola como o primeiro local onde a criança possui maior convivência fora do núcleo familiar, é imprescindível a inclusão destes profissionais da educação em análises com esta temática. O estudo objetivou caracterizar os profissionais da educação e as vítimas, analisando conhecimento e habilidades na identificação de violência intrafamiliar. Realizado em uma escola pública de Minas Gerais, envolveu 19 profissionais e utilizou entrevistas e análise estatística descritiva. Como resultado, este foi composto predominantemente por mulheres, com média de 48 anos, duas graduações e católicas. Muitos não receberam treinamento para lidar com casos de violência. A violência física (23,8%), seguida por sexual (23,8%) e psicológica (9,56%), foram as mais prevalentes. Sinais como lesões corporais (20,8%), apatia (14%) e choro inconsolável (11,1%) despertaram suspeitas. A maioria das vítimas era do sexo feminino (59,2%), pretas ou pardas (77,7%), com nove anos. Os dados foram categorizados em três classes, destacando sinais de violência, manejo de casos suspeitos e características das vítimas e agressores. Revelou-se a falta de capacitação dos profissionais para identificar violência, indicando a necessidade urgente de treinamento generalizado na educação para prevenir e agir eficazmente. |
Abstract: | - |
Palavras-chave: | Maus-tratos infantis Violência doméstica Família Ensino Criança |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::ENFERMAGEM |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) |
Sigla da Instituição: | UFJF |
Departamento: | Faculdade de Enfermagem |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil |
Licenças Creative Commons: | http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/ |
URI: | https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/17745 |
Data do documento: | 16-Jan-2024 |
Aparece nas coleções: | Faculdade de Enfermagem - TCC Graduação |
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