Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/17745
Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
emmanueljosésilvadejesus.pdfPDF/A2.26 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir
Clase: Trabalho de Conclusão de Curso
Título : Violência intrafamiliar contra crianças: perspectiva dos profissionais da educação de ensino público.
Autor(es): Jesus, Emmanuel José Silva de
Orientador: Krempser, Paula
Miembros Examinadores: Brandão, Juliana de Lima
Miembros Examinadores: Lacerda, Isabela Verônica da Costa
Resumo: A violência intrafamiliar é considerada toda ação ou omissão que entrava o convívio e o bem-estar físico e psicológico podendo ser praticada dentro ou fora da residência e cometida por qualquer membro da família. Nas crianças, o impacto da violência gera profusos impactos, como atraso no desenvolvimento, distúrbios de fala e/ou sono, ansiedade, baixa autoestima, desejo de morte e tentativa de suicídio. Além disso, ao considerar a escola como o primeiro local onde a criança possui maior convivência fora do núcleo familiar, é imprescindível a inclusão destes profissionais da educação em análises com esta temática. O estudo objetivou caracterizar os profissionais da educação e as vítimas, analisando conhecimento e habilidades na identificação de violência intrafamiliar. Realizado em uma escola pública de Minas Gerais, envolveu 19 profissionais e utilizou entrevistas e análise estatística descritiva. Como resultado, este foi composto predominantemente por mulheres, com média de 48 anos, duas graduações e católicas. Muitos não receberam treinamento para lidar com casos de violência. A violência física (23,8%), seguida por sexual (23,8%) e psicológica (9,56%), foram as mais prevalentes. Sinais como lesões corporais (20,8%), apatia (14%) e choro inconsolável (11,1%) despertaram suspeitas. A maioria das vítimas era do sexo feminino (59,2%), pretas ou pardas (77,7%), com nove anos. Os dados foram categorizados em três classes, destacando sinais de violência, manejo de casos suspeitos e características das vítimas e agressores. Revelou-se a falta de capacitação dos profissionais para identificar violência, indicando a necessidade urgente de treinamento generalizado na educação para prevenir e agir eficazmente.
Resumen : -
Palabras clave : Maus-tratos infantis
Violência doméstica
Família
Ensino
Criança
CNPq: CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::ENFERMAGEM
Idioma: por
País: Brasil
Editorial : Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
Sigla de la Instituición: UFJF
Departamento: Faculdade de Enfermagem
Clase de Acesso: Acesso Aberto
Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil
Licenças Creative Commons: http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/
URI : https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/17745
Fecha de publicación : 16-ene-2024
Aparece en las colecciones: Faculdade de Enfermagem - TCC Graduação



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons