Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/17733
Arquivos associados a este item:
Não existem arquivos associados a este item.
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Qual o efeito do exercício físico nos aspectos físicos e motores em adolescentes com TDAH? Revisão sistemática
Autor(es): Guimarães, Mateus Oliveira
Primeiro Orientador: Coimbra, Danilo Reis
Membro da banca: Almeida, Athos Campos
Membro da banca: Silva, Cristiano Diniz da
Resumo: O presente estudo tem como objetivo analisar o efeito do exercício físico nos aspectos físicos e motores de adolescentes com Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH). A partir de uma revisão sistemática, foram selecionados estudos que investigam a influência de diferentes modalidades de exercício na coordenação motora, flexibilidade, resistência abdominal e outras habilidades motorasem adolescentes com TDAH. Apos a busca resultou em 3007 registros e destes 1111 foram lidos pelo titulo e 50 foram lidos na integra, tendo 4 registros incluídos. Os resultados sugerem que a prática regular de atividade física pode contribuir significativamente para a melhora da coordenação motora e da saúde mental desses jovens, destacando-se como uma intervenção eficaz e complementar ao tratamento tradicional do TDAH. No entanto, é ressaltada a necessidade de pesquisas adicionais para aprofundar o entendimento sobre o impacto dos exercícios físicos nos aspectos motores dessa população.
Abstract: The present study aims to analyze the effect of physical exercise on the physical and motor aspects of adolescents with Attention Deficit Hyperactivity Disorder (ADHD). Based on a systematic review, studies were selected that investigate the influence of different exercise modalities on motor coordination, flexibility, abdominal endurance, and other motor skills in adolescents with ADHD. After the search, 3007 records were found, of which 1111 were read by title and 50 were read in full, with 4 records included. The results suggest that regular physical activity can significantly contribute to improving motor coordination and mental health in these young individuals, standing out as an effective and complementary intervention to traditional ADHD treatment. However, the need for further research is highlighted to deepen the understanding of the impact of physical exercise on the motor aspects of this population.
Palavras-chave: Adolescente
Criança
Transtorno do Deficit de Atenção com Hiperatividade
Destreza motora
Exercício físico
Adolescent
Child
Attention Deficit Disorder with Hyperactivity
Exercise
Motor skills
CNPq: CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::EDUCACAO FISICA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Juiz de Fora - Campus Avançado de Governador Valadares
Sigla da Instituição: UFJF/GV
Departamento: ICV - Instituto de Ciências da Vida
Tipo de Acesso: Acesso Embargado
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
Licenças Creative Commons: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/17733
Data do documento: 27-Set-2024
Aparece nas coleções:Educação Física - Campus GV



Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons