Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/17733
Ficheros en este ítem:
No hay ficheros asociados a este ítem.
Clase: Trabalho de Conclusão de Curso
Título : Qual o efeito do exercício físico nos aspectos físicos e motores em adolescentes com TDAH? Revisão sistemática
Autor(es): Guimarães, Mateus Oliveira
Orientador: Coimbra, Danilo Reis
Miembros Examinadores: Almeida, Athos Campos
Miembros Examinadores: Silva, Cristiano Diniz da
Resumo: O presente estudo tem como objetivo analisar o efeito do exercício físico nos aspectos físicos e motores de adolescentes com Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH). A partir de uma revisão sistemática, foram selecionados estudos que investigam a influência de diferentes modalidades de exercício na coordenação motora, flexibilidade, resistência abdominal e outras habilidades motorasem adolescentes com TDAH. Apos a busca resultou em 3007 registros e destes 1111 foram lidos pelo titulo e 50 foram lidos na integra, tendo 4 registros incluídos. Os resultados sugerem que a prática regular de atividade física pode contribuir significativamente para a melhora da coordenação motora e da saúde mental desses jovens, destacando-se como uma intervenção eficaz e complementar ao tratamento tradicional do TDAH. No entanto, é ressaltada a necessidade de pesquisas adicionais para aprofundar o entendimento sobre o impacto dos exercícios físicos nos aspectos motores dessa população.
Resumen : The present study aims to analyze the effect of physical exercise on the physical and motor aspects of adolescents with Attention Deficit Hyperactivity Disorder (ADHD). Based on a systematic review, studies were selected that investigate the influence of different exercise modalities on motor coordination, flexibility, abdominal endurance, and other motor skills in adolescents with ADHD. After the search, 3007 records were found, of which 1111 were read by title and 50 were read in full, with 4 records included. The results suggest that regular physical activity can significantly contribute to improving motor coordination and mental health in these young individuals, standing out as an effective and complementary intervention to traditional ADHD treatment. However, the need for further research is highlighted to deepen the understanding of the impact of physical exercise on the motor aspects of this population.
Palabras clave : Adolescente
Criança
Transtorno do Deficit de Atenção com Hiperatividade
Destreza motora
Exercício físico
Adolescent
Child
Attention Deficit Disorder with Hyperactivity
Exercise
Motor skills
CNPq: CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::EDUCACAO FISICA
Idioma: por
País: Brasil
Editorial : Universidade Federal de Juiz de Fora - Campus Avançado de Governador Valadares
Sigla de la Instituición: UFJF/GV
Departamento: ICV - Instituto de Ciências da Vida
Clase de Acesso: Acesso Embargado
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
Licenças Creative Commons: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
URI : https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/17733
Fecha de publicación : 27-sep-2024
Aparece en las colecciones: Educação Física - Campus GV



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons