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dc.contributor.advisor1Coimbra, Danilo Reis-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0934950915718317pt_BR
dc.contributor.referee1Almeida, Athos Campos-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1551902477294530pt_BR
dc.contributor.referee2Silva, Cristiano Diniz da-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/0827232521004284pt_BR
dc.creatorGuimarães, Mateus Oliveira-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/7332946929577870pt_BR
dc.date.accessioned2024-11-13T13:21:19Z-
dc.date.available2024-11-12-
dc.date.available2024-11-13T13:21:19Z-
dc.date.issued2024-09-27-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/17733-
dc.description.abstractThe present study aims to analyze the effect of physical exercise on the physical and motor aspects of adolescents with Attention Deficit Hyperactivity Disorder (ADHD). Based on a systematic review, studies were selected that investigate the influence of different exercise modalities on motor coordination, flexibility, abdominal endurance, and other motor skills in adolescents with ADHD. After the search, 3007 records were found, of which 1111 were read by title and 50 were read in full, with 4 records included. The results suggest that regular physical activity can significantly contribute to improving motor coordination and mental health in these young individuals, standing out as an effective and complementary intervention to traditional ADHD treatment. However, the need for further research is highlighted to deepen the understanding of the impact of physical exercise on the motor aspects of this population.pt_BR
dc.description.resumoO presente estudo tem como objetivo analisar o efeito do exercício físico nos aspectos físicos e motores de adolescentes com Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH). A partir de uma revisão sistemática, foram selecionados estudos que investigam a influência de diferentes modalidades de exercício na coordenação motora, flexibilidade, resistência abdominal e outras habilidades motorasem adolescentes com TDAH. Apos a busca resultou em 3007 registros e destes 1111 foram lidos pelo titulo e 50 foram lidos na integra, tendo 4 registros incluídos. Os resultados sugerem que a prática regular de atividade física pode contribuir significativamente para a melhora da coordenação motora e da saúde mental desses jovens, destacando-se como uma intervenção eficaz e complementar ao tratamento tradicional do TDAH. No entanto, é ressaltada a necessidade de pesquisas adicionais para aprofundar o entendimento sobre o impacto dos exercícios físicos nos aspectos motores dessa população.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Juiz de Fora - Campus Avançado de Governador Valadarespt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentICV - Instituto de Ciências da Vidapt_BR
dc.publisher.initialsUFJF/GVpt_BR
dc.rightsAcesso Embargadopt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectAdolescentept_BR
dc.subjectCriançapt_BR
dc.subjectTranstorno do Deficit de Atenção com Hiperatividadept_BR
dc.subjectDestreza motorapt_BR
dc.subjectExercício físicopt_BR
dc.subjectAdolescentpt_BR
dc.subjectChildpt_BR
dc.subjectAttention Deficit Disorder with Hyperactivitypt_BR
dc.subjectExercisept_BR
dc.subjectMotor skillspt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::EDUCACAO FISICApt_BR
dc.titleQual o efeito do exercício físico nos aspectos físicos e motores em adolescentes com TDAH? Revisão sistemáticapt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
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