https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/17733
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor1 | Coimbra, Danilo Reis | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/0934950915718317 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Almeida, Athos Campos | - |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/1551902477294530 | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Silva, Cristiano Diniz da | - |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/0827232521004284 | pt_BR |
dc.creator | Guimarães, Mateus Oliveira | - |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/7332946929577870 | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2024-11-13T13:21:19Z | - |
dc.date.available | 2024-11-12 | - |
dc.date.available | 2024-11-13T13:21:19Z | - |
dc.date.issued | 2024-09-27 | - |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/17733 | - |
dc.description.abstract | The present study aims to analyze the effect of physical exercise on the physical and motor aspects of adolescents with Attention Deficit Hyperactivity Disorder (ADHD). Based on a systematic review, studies were selected that investigate the influence of different exercise modalities on motor coordination, flexibility, abdominal endurance, and other motor skills in adolescents with ADHD. After the search, 3007 records were found, of which 1111 were read by title and 50 were read in full, with 4 records included. The results suggest that regular physical activity can significantly contribute to improving motor coordination and mental health in these young individuals, standing out as an effective and complementary intervention to traditional ADHD treatment. However, the need for further research is highlighted to deepen the understanding of the impact of physical exercise on the motor aspects of this population. | pt_BR |
dc.description.resumo | O presente estudo tem como objetivo analisar o efeito do exercício físico nos aspectos físicos e motores de adolescentes com Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH). A partir de uma revisão sistemática, foram selecionados estudos que investigam a influência de diferentes modalidades de exercício na coordenação motora, flexibilidade, resistência abdominal e outras habilidades motorasem adolescentes com TDAH. Apos a busca resultou em 3007 registros e destes 1111 foram lidos pelo titulo e 50 foram lidos na integra, tendo 4 registros incluídos. Os resultados sugerem que a prática regular de atividade física pode contribuir significativamente para a melhora da coordenação motora e da saúde mental desses jovens, destacando-se como uma intervenção eficaz e complementar ao tratamento tradicional do TDAH. No entanto, é ressaltada a necessidade de pesquisas adicionais para aprofundar o entendimento sobre o impacto dos exercícios físicos nos aspectos motores dessa população. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Juiz de Fora - Campus Avançado de Governador Valadares | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | ICV - Instituto de Ciências da Vida | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFJF/GV | pt_BR |
dc.rights | Acesso Embargado | pt_BR |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Adolescente | pt_BR |
dc.subject | Criança | pt_BR |
dc.subject | Transtorno do Deficit de Atenção com Hiperatividade | pt_BR |
dc.subject | Destreza motora | pt_BR |
dc.subject | Exercício físico | pt_BR |
dc.subject | Adolescent | pt_BR |
dc.subject | Child | pt_BR |
dc.subject | Attention Deficit Disorder with Hyperactivity | pt_BR |
dc.subject | Exercise | pt_BR |
dc.subject | Motor skills | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::EDUCACAO FISICA | pt_BR |
dc.title | Qual o efeito do exercício físico nos aspectos físicos e motores em adolescentes com TDAH? Revisão sistemática | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
Appears in Collections: | Educação Física - Campus GV |
This item is licensed under a Creative Commons License