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Tipo: Dissertação
Título: Direito humano à educação e as determinantes de raça, gênero, classe e família: análise sobre a interação entre famílias monoparentais chefiadas por mulheres de cor preta e instituição escolar, no município de Juiz de Fora-Minas Gerais
Autor(es): Siqueira, Lia Maria Manso
Primeiro Orientador: Sampaio, Kelly Cristine Baião
Membro da banca: Keller, Edelvais
Membro da banca: Ferreira, Mariah Brochado
Membro da banca: Rosa, Waleska Marcy
Resumo: A perspectiva de relação inafastável entre instituição familiar e escola motivou o recorte desta pesquisa. A presente pesquisa busca compreender a relação entre famílias monoparentais matrifocais chefiadas por mulheres pretas e o processo de educação de suas filhas e filhos. Um dos desafios deste estudo é compreender as especificidades para realização do Direito Humano à Educação neste contexto social com recortes interseccionais de raça, gênero e classe. A investigação contou com uma fase bibliográfica, orientada por marcos teóricos do reconhecimento e da redistribuição – Axel Honneth e Nancy Fraser - para compreendermos as relações e lutas por reconhecimento/redistribuição nas famílias monoparentais femininas e negras e como a negativa destas duas esferas de justiça pode significar a reprodução de opressões. Ainda durante a pesquisa bibliografica, adotamos como referencial Bell Hooks, para o viés propositivo de ampliaçao da comunidade de aprendizagem pelas interações família/escola e real transformação: o racismo, o sexismo e a rigidez da mobilidade social não podem ser vistas como sortilégio no currículo escolar, sob pena de frustrar a esperança pela equidade e da realização do próprio direito educacional. Durante toda a investigação, fomos guiadas pelo seguinte entendimento: a luta por Direitos Humanos exige medidas de enfrentamento da injustiça econômica e cultural, simultaneamente, por meio de mecanismos transformadores para a redistribuição e reconhecimento, respectivamente, objetivando a reavaliação positiva de identidades discriminadas na desconstrução de esteriótipos e preconceitos. A fase de campo da investigação teve caráter marcadamente etnográfico e qualitativo – por meio de entrevistas foram ouvidas mães de alunas(os) matriculadas(os) no ensino fundamental e professoras(os) da rede do ensino municipal de Juiz de Fora, Minas Gerais. Durante a pesquisa ficou destacada a importância de que a interação escola/família deve representar a aproximação entre professoras(es), gestoras(es), mães e alunas(os).
Abstract: The prospect of unremovable relationship between family and school institution motivated the focus of this research. This research seeks to understand the relationship between matrifocal single-parent families headed by black women and the process of education of their daughters and sons. One of the challenges of this study is to understand the specifics for realization of the human right to education in this social context with intersectional cutouts of race, gender and class. The research included a literature phase, guided by theoretical frameworks of recognition and redistribution - Axel Honneth and Nancy Fraser - to understand the relationships and struggles for recognition / redistribution in women and black single parents and as the negative of these two justice ball can mean playing oppression. Also during the bibliographic research, we adopted as a reference Bell Hooks, for purposeful to expand the learning community by family interactions / school and real transformation: racism, sexism and the rigidity of social mobility can not be seen as sorcery in the curriculum school, otherwise frustrate the hope for equality and the realization of own educational law. Throughout the investigation, we were guided by the following understanding: the struggle for human rights requires coping measures of economic and cultural injustice simultaneously through transformers mechanisms for redistribution and recognition, respectively, aiming at positive revaluation of identities broken down in deconstruction of stereotypes and prejudices. The research field phase had markedly ethnographic and qualitative - through interviews were heard pupils mothers enrolled in elementary school and teachers from the municipal school system of Juiz de Fora, Minas Gerais. During the research it was highlighted the importance of the interaction school / family should represent the rapprochement between teachers, managers, mothers and students.
Palavras-chave: Direitos Humanos
Educação
Interseccionalidades
Raça
Gênero
Classe
Reconhecimento/redistribuição
Human rights
Education
Intersectionalities
Race
Gender
Class
Recognition / redistribution
CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::DIREITO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Juiz de Fora
Sigla da Instituição: UFJF
Departamento: Faculdade de Direito
Programa: Programa de Pós-graduação em Direito e Inovação
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/1763
Data do documento: 14-Dez-2015
Aparece nas coleções:Mestrado em Direito e Inovação (Dissertações)



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