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Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Educação ambiental, eticidade e sustentabilidade em unidades de conservação: um estudo sobre o ecoturismo no caso do Parque Estadual do Rio Doce/MG
Autor(es): Ferreira, Karoline Marques
Primeiro Orientador: Azevedo, Eder Marques de
Membro da banca: Souza, Lucas Tosoli de
Membro da banca: Maia, Dêner de Oliveira
Resumo: A criação de parques públicos, instituídos como Unidades de Conservação (UCs), representa um avanço da legislação ambiental, a fim de preservar os ecossistemas naturais de grande relevância ecológica e beleza cênica, conforme aduz o art. 11, da Lei 9.985/2000. Tal instituto ambiental visa garantir a manutenção da biodiversidade, proteger as áreas remanescentes e, com isso, fazer a manutenção da biodiversidade e dos serviços ecossistêmicos essenciais à vida. Nesse sentido, este artigo analisa se o Parque Estadual do Rio Doce/MG, ao desenvolver a prática do ecoturismo, pode ser lido como instrumento não-formal de promoção da educação ambiental, em consonância com o disposto no art. 2o da Lei 9.795/99, incentivando a construção da eticidade ambiental em detrimento do paradigma antropocêntrico. Como hipótese, sustenta-se que a educação ambiental não se limita à inserção de ferramentas formais de ensino, com inclusão, nas grades curriculares, de conteúdos que versem sobre a construção da ética e o emprego do manejo sustentável diante dos recursos naturais. Assim, o ecoturismo, promovido em UCs de proteção integral, tal como ocorre no caso do parque supracitado, revela-se ferramenta informal, mas eficaz para a integralização da eticidade, da sustentabilidade e da educação ambiental para as presentes e futuras gerações, atendendo aos preceitos do art. 2o da Lei n. 9795/1999. Enfim, a metodologia empregada no presente estudo é pautada em pesquisa descritiva, bibliográfica e interdisciplinar, somada a estudo de caso, com análise de dados qualitativos.
Abstract: The creation of public parks, established as Conservation Units (CUs), represents an advance in environmental legislation, in order to preserve natural ecosystems of great ecological relevance and scenic beauty, as stated in art. 11, of Law 9,985/2000. This environmental institute aims to guarantee the maintenance of biodiversity, protect the remaining areas and, therefore, maintain biodiversity and ecosystem services essential to life. In this sense, this article analyzes whether the Rio Doce State Park/MG, by developing the practice of ecotourism, can be read as a non-formal instrument for promoting environmental education, in line with the provisions of art. 2nd of Law 9,795/99, encouraging the construction of environmental ethics to the detriment of the anthropocentric paradigm. As a hypothesis, it is argued that environmental education is not limited to the insertion of formal teaching tools, with the inclusion, in the curriculum, of content that deals with the construction of ethics and the use of sustainable management of natural resources. Thus, ecotourism, promoted in fully protected UCs, as occurs in the case of the aforementioned park, proves to be an informal but effective tool for the integration of ethics, sustainability and environmental education for present and future generations, taking into account the precepts of art. Article 2 of Law no. 9795/1999. Finally, the methodology used in the present study is based on descriptive, bibliographic and interdisciplinary research, combined with a case study, with qualitative data analysis.
Palavras-chave: Parque Estadual do Rio Doce/MG
Educação ambiental
Ecoturismo
Desenvolvimento sustentável
Unidades de Conservação de Proteção Integral
Rio Doce State Park/MG
Environmental education
Ecotourism
Sustainable development
Full Protection Conservation Units
CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::DIREITO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Juiz de Fora - Campus Avançado de Governador Valadares
Sigla da Instituição: UFJF/GV
Departamento: ICSA - Instituto Ciências Sociais Aplicadas
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil
Licenças Creative Commons: http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/17615
Data do documento: 8-Out-2024
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