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dc.contributor.advisor1Azevedo, Eder Marques de-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5610220882728670pt_BR
dc.contributor.referee1Souza, Lucas Tosoli de-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2138024040308076pt_BR
dc.contributor.referee2Maia, Dêner de Oliveira-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/9727020585992739pt_BR
dc.creatorFerreira, Karoline Marques-
dc.creator.Latteshttps://lattes.cnpq.br/pt_BR
dc.date.accessioned2024-11-01T11:39:29Z-
dc.date.available2024-10-31-
dc.date.available2024-11-01T11:39:29Z-
dc.date.issued2024-10-08-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/17615-
dc.description.abstractThe creation of public parks, established as Conservation Units (CUs), represents an advance in environmental legislation, in order to preserve natural ecosystems of great ecological relevance and scenic beauty, as stated in art. 11, of Law 9,985/2000. This environmental institute aims to guarantee the maintenance of biodiversity, protect the remaining areas and, therefore, maintain biodiversity and ecosystem services essential to life. In this sense, this article analyzes whether the Rio Doce State Park/MG, by developing the practice of ecotourism, can be read as a non-formal instrument for promoting environmental education, in line with the provisions of art. 2nd of Law 9,795/99, encouraging the construction of environmental ethics to the detriment of the anthropocentric paradigm. As a hypothesis, it is argued that environmental education is not limited to the insertion of formal teaching tools, with the inclusion, in the curriculum, of content that deals with the construction of ethics and the use of sustainable management of natural resources. Thus, ecotourism, promoted in fully protected UCs, as occurs in the case of the aforementioned park, proves to be an informal but effective tool for the integration of ethics, sustainability and environmental education for present and future generations, taking into account the precepts of art. Article 2 of Law no. 9795/1999. Finally, the methodology used in the present study is based on descriptive, bibliographic and interdisciplinary research, combined with a case study, with qualitative data analysis.pt_BR
dc.description.resumoA criação de parques públicos, instituídos como Unidades de Conservação (UCs), representa um avanço da legislação ambiental, a fim de preservar os ecossistemas naturais de grande relevância ecológica e beleza cênica, conforme aduz o art. 11, da Lei 9.985/2000. Tal instituto ambiental visa garantir a manutenção da biodiversidade, proteger as áreas remanescentes e, com isso, fazer a manutenção da biodiversidade e dos serviços ecossistêmicos essenciais à vida. Nesse sentido, este artigo analisa se o Parque Estadual do Rio Doce/MG, ao desenvolver a prática do ecoturismo, pode ser lido como instrumento não-formal de promoção da educação ambiental, em consonância com o disposto no art. 2o da Lei 9.795/99, incentivando a construção da eticidade ambiental em detrimento do paradigma antropocêntrico. Como hipótese, sustenta-se que a educação ambiental não se limita à inserção de ferramentas formais de ensino, com inclusão, nas grades curriculares, de conteúdos que versem sobre a construção da ética e o emprego do manejo sustentável diante dos recursos naturais. Assim, o ecoturismo, promovido em UCs de proteção integral, tal como ocorre no caso do parque supracitado, revela-se ferramenta informal, mas eficaz para a integralização da eticidade, da sustentabilidade e da educação ambiental para as presentes e futuras gerações, atendendo aos preceitos do art. 2o da Lei n. 9795/1999. Enfim, a metodologia empregada no presente estudo é pautada em pesquisa descritiva, bibliográfica e interdisciplinar, somada a estudo de caso, com análise de dados qualitativos.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Juiz de Fora - Campus Avançado de Governador Valadarespt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentICSA - Instituto Ciências Sociais Aplicadaspt_BR
dc.publisher.initialsUFJF/GVpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/*
dc.subjectParque Estadual do Rio Doce/MGpt_BR
dc.subjectEducação ambientalpt_BR
dc.subjectEcoturismopt_BR
dc.subjectDesenvolvimento sustentávelpt_BR
dc.subjectUnidades de Conservação de Proteção Integralpt_BR
dc.subjectRio Doce State Park/MGpt_BR
dc.subjectEnvironmental educationpt_BR
dc.subjectEcotourismpt_BR
dc.subjectSustainable developmentpt_BR
dc.subjectFull Protection Conservation Unitspt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::DIREITOpt_BR
dc.titleEducação ambiental, eticidade e sustentabilidade em unidades de conservação: um estudo sobre o ecoturismo no caso do Parque Estadual do Rio Doce/MGpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
Appears in Collections:Direito - Campus GV



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