Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/1749
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
fernandavianacampos.pdf1.49 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir
Tipo: Dissertação
Título: O saber universitário em rede digital: as possibilidades de multimídia e de interatividade aplicadas na difusão do conteúdo científico para a população
Autor(es): Campos, Fernanda Viana
Primeiro Orientador: Pernisa Júnior, Carlos
Membro da banca: Médola, Ana Silvia Lopes Davi
Membro da banca: Silva, Cícero Inácio da
Resumo: A crescente inserção das tecnologias comunicacionais digitais na sociedade contemporânea e suas influências nos diversos aspectos da vida cotidiana apontam para a relevância do uso destes meios com o intuito de aproximar a produção universitária da comunidade. Tendo em vista a recente implantação da TV digital no Brasil, bem como seu potencial de inclusão social, este trabalho teve como objetivo fazer uma reflexão sobre as possibilidades de difusão do conhecimento científico por meio desta tecnologia. A proposta se estende a uma breve discussão sobre o celular e a Web também como plataformas difusoras de conteúdo científico para a população. A ideia foi observar as vantagens e facilidades dos aplicativos interativos no uso da educação coletiva, visando à divulgação das pesquisas, dos projetos e das ações extensionistas. Buscamos principalmente, na TV digital, formatos mais dinâmicos, flexíveis e atrativos que favoreçam a construção colaborativa do saber, levando o usuário a experimentar a realidade universitária. Além da teoria, o trabalho apresenta uma parte prática, que consiste no desenvolvimento de programas-piloto interativos de conteúdo científico para TV digital. O trabalho teve como referência a Universidade Federal de Juiz de Fora, mas, no entanto, poderá servir como parâmetro para as demais universidades brasileiras.
Abstract: The increasing insertion of digital communication technologies in contemporary society and their influence on various aspects of everyday life point to the relevance of using these media in order to approximate the university production to the community. In view of the recent introduction of digital TV in Brazil, as well as its potential for social inclusion, this work focused on making a reflection on the possibilities for dissemination of scientific knowledge through this technology. The proposal extends to a brief discussion about the cellular phone and Web as diffuser platforms of scientific content to the population. The idea was to observe the advantages and facilities of interactive applications in the use of collective education, aiming to the dissemination of research, projects and extension activities. We mainly sought, on the digital TV, more dynamic, flexible and attractive formats to support the collaborative construction of knowledge, leading the user to experience the reality of a university. Besides the theory, this work presents a practical part, which consists in the development of interactive pilot-programs of scientific content for digital TV. The dissertation has as reference the Federal University of Juiz de Fora, which, however, may be used as a parameter for other Brazilian universities.
Palavras-chave: Comunicação
TV digital
Interatividade
Divulgação científica
Conhecimento
Hipermídia
Communication
Digital TV
Interactive
Science communication
Knowledge
Hypermedia
CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Juiz de Fora
Sigla da Instituição: UFJF
Departamento: Faculdade de Comunicação Social
Programa: Programa de Pós-graduação em Comunicação
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/1749
Data do documento: 7-Mar-2012
Aparece nas coleções:Mestrado em Comunicação (Dissertações)



Os itens no repositório estão protegidos por licenças Creative Commons, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.