https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/1749
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
fernandavianacampos.pdf | 1.49 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Clase: | Dissertação |
Título : | O saber universitário em rede digital: as possibilidades de multimídia e de interatividade aplicadas na difusão do conteúdo científico para a população |
Autor(es): | Campos, Fernanda Viana |
Orientador: | Pernisa Júnior, Carlos |
Miembros Examinadores: | Médola, Ana Silvia Lopes Davi |
Miembros Examinadores: | Silva, Cícero Inácio da |
Resumo: | A crescente inserção das tecnologias comunicacionais digitais na sociedade contemporânea e suas influências nos diversos aspectos da vida cotidiana apontam para a relevância do uso destes meios com o intuito de aproximar a produção universitária da comunidade. Tendo em vista a recente implantação da TV digital no Brasil, bem como seu potencial de inclusão social, este trabalho teve como objetivo fazer uma reflexão sobre as possibilidades de difusão do conhecimento científico por meio desta tecnologia. A proposta se estende a uma breve discussão sobre o celular e a Web também como plataformas difusoras de conteúdo científico para a população. A ideia foi observar as vantagens e facilidades dos aplicativos interativos no uso da educação coletiva, visando à divulgação das pesquisas, dos projetos e das ações extensionistas. Buscamos principalmente, na TV digital, formatos mais dinâmicos, flexíveis e atrativos que favoreçam a construção colaborativa do saber, levando o usuário a experimentar a realidade universitária. Além da teoria, o trabalho apresenta uma parte prática, que consiste no desenvolvimento de programas-piloto interativos de conteúdo científico para TV digital. O trabalho teve como referência a Universidade Federal de Juiz de Fora, mas, no entanto, poderá servir como parâmetro para as demais universidades brasileiras. |
Resumen : | The increasing insertion of digital communication technologies in contemporary society and their influence on various aspects of everyday life point to the relevance of using these media in order to approximate the university production to the community. In view of the recent introduction of digital TV in Brazil, as well as its potential for social inclusion, this work focused on making a reflection on the possibilities for dissemination of scientific knowledge through this technology. The proposal extends to a brief discussion about the cellular phone and Web as diffuser platforms of scientific content to the population. The idea was to observe the advantages and facilities of interactive applications in the use of collective education, aiming to the dissemination of research, projects and extension activities. We mainly sought, on the digital TV, more dynamic, flexible and attractive formats to support the collaborative construction of knowledge, leading the user to experience the reality of a university. Besides the theory, this work presents a practical part, which consists in the development of interactive pilot-programs of scientific content for digital TV. The dissertation has as reference the Federal University of Juiz de Fora, which, however, may be used as a parameter for other Brazilian universities. |
Palabras clave : | Comunicação TV digital Interatividade Divulgação científica Conhecimento Hipermídia Communication Digital TV Interactive Science communication Knowledge Hypermedia |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editorial : | Universidade Federal de Juiz de Fora |
Sigla de la Instituición: | UFJF |
Departamento: | Faculdade de Comunicação Social |
Programa: | Programa de Pós-graduação em Comunicação |
Clase de Acesso: | Acesso Aberto |
URI : | https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/1749 |
Fecha de publicación : | 7-mar-2012 |
Aparece en las colecciones: | Mestrado em Comunicação (Dissertações) |
Los ítems de DSpace están protegidos por licencias Creative Commons, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.