Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/17293
Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
keilagomesmaciellara.pdf6.94 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir
Clase: Dissertação
Título : Sequência de ensino investigativo sobre saneamento básico
Autor(es): Lara, Keila Gomes Maciel
Orientador: Assis, Girley Francisco Machado de
Co-orientador: Nascimento, Rodolfo Duarte
Miembros Examinadores: Oliveira, Marcelo Nagem Valério de
Miembros Examinadores: Nascimento, Lucy Mirian Campos Tavares
Resumo: O saneamento básico consiste em um conjunto de ações fundamentais para o desenvolvimento socioeconômico de uma região. A promoção de ações que vão do abastecimento de água potável ao tratamento de resíduos são fundamentais para a garantia da qualidade do meio ambiente e, consequentemente, para o ser humano. Educar a população para a sensibilização dessas medidas, bem como reforçar sua importância para a saúde, é papel fundamental da educação escolar. Neste contexto, o presente trabalho teve como objetivo a aplicação de uma sequência de ensino investigativo sobre a temática de saneamento básico para discentes do 3º ano do Ensino Médio de uma escola da rede pública do Estado de Minas Gerais na cidade de Governador Valadares. O estudo tem como característica ser uma pesquisa com abordagem qualitativa. A sequência didática contou com seis aulas e foi fundamentada na perspectiva da abordagem investigativa, compreendendo os eixos da problematização, sistematização, contextualização e avaliação. Como resultado, os discentes puderam identificar, discutir e compartilhar ativamente além de contextualizar os problemas, as causas e as consequências do saneamento básico, dos bairros onde residem. Adicionalmente os discentes participaram da elaboração de um e-book, abordando os aspectos relacionados ao saneamento básico. Essas etapas, portanto, contribuiriam para o pensamento crítico fundamental para o pleno exercício da cidadania.
Resumen : Basic sanitation consists of a set of fundamental actions for the socioeconomic development of a region. Promoting actions ranging from the supply of potable water to waste treatment is essential to ensure the quality of the environment and, consequently, for human beings. Educating the population to raise awareness of these measures and reinforcing their importance for health is a fundamental role of school education. In this context, the present study aimed to apply an investigative teaching sequence on the theme of basic sanitation for 3rd-year high school students from a public school in the State of Minas Gerais, in the city of Governador Valadares. The study is characterized as qualitative research. The didactic sequence included six classes and was based on the investigative approach perspective, comprising the axes of problematization, systematization, contextualization, and evaluation. As a result, the students could identify, discuss, and actively share, as well as contextualize the problems, causes, and consequences of basic sanitation in the neighborhoods where they live. Additionally, the students participated in the creation of an e-book addressing aspects related to basic sanitation. These stages, therefore, contributed to critical thinking, which is fundamental for the full exercise of citizenship.
Palabras clave : Ensino investigativo
Saneamento básico
Protagonismo
Conscientização
Educação
Investigative teaching
Basic sanitation
Protagonism
Awareness
Education
CNPq: CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE
Idioma: por
País: Brasil
Editorial : Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
Sigla de la Instituición: UFJF
Departamento: ICV - Instituto de Ciências da Vida
Programa: Programa Mestrado Profissional em Ensino de Biologia em Rede Nacional - PROFBIO (Campus GV)
Clase de Acesso: Acesso Aberto
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
Licenças Creative Commons: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
URI : https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/17293
Fecha de publicación : 10-jun-2024
Aparece en las colecciones: Mestrado Profissional em Ensino de Biologia em Rede Nacional - PROFBIO (Campus GV)



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons