Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/17293
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
keilagomesmaciellara.pdf6.94 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Assis, Girley Francisco Machado de-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4700230576393898pt_BR
dc.contributor.advisor-co1Nascimento, Rodolfo Duarte-
dc.contributor.advisor-co1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2202920903264005pt_BR
dc.contributor.referee1Oliveira, Marcelo Nagem Valério de-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2492455472688118pt_BR
dc.contributor.referee2Nascimento, Lucy Mirian Campos Tavares-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/2824653302132885pt_BR
dc.creatorLara, Keila Gomes Maciel-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/1773374154234632pt_BR
dc.date.accessioned2024-08-30T10:36:44Z-
dc.date.available2024-08-29-
dc.date.available2024-08-30T10:36:44Z-
dc.date.issued2024-06-10-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/17293-
dc.description.abstractBasic sanitation consists of a set of fundamental actions for the socioeconomic development of a region. Promoting actions ranging from the supply of potable water to waste treatment is essential to ensure the quality of the environment and, consequently, for human beings. Educating the population to raise awareness of these measures and reinforcing their importance for health is a fundamental role of school education. In this context, the present study aimed to apply an investigative teaching sequence on the theme of basic sanitation for 3rd-year high school students from a public school in the State of Minas Gerais, in the city of Governador Valadares. The study is characterized as qualitative research. The didactic sequence included six classes and was based on the investigative approach perspective, comprising the axes of problematization, systematization, contextualization, and evaluation. As a result, the students could identify, discuss, and actively share, as well as contextualize the problems, causes, and consequences of basic sanitation in the neighborhoods where they live. Additionally, the students participated in the creation of an e-book addressing aspects related to basic sanitation. These stages, therefore, contributed to critical thinking, which is fundamental for the full exercise of citizenship.pt_BR
dc.description.resumoO saneamento básico consiste em um conjunto de ações fundamentais para o desenvolvimento socioeconômico de uma região. A promoção de ações que vão do abastecimento de água potável ao tratamento de resíduos são fundamentais para a garantia da qualidade do meio ambiente e, consequentemente, para o ser humano. Educar a população para a sensibilização dessas medidas, bem como reforçar sua importância para a saúde, é papel fundamental da educação escolar. Neste contexto, o presente trabalho teve como objetivo a aplicação de uma sequência de ensino investigativo sobre a temática de saneamento básico para discentes do 3º ano do Ensino Médio de uma escola da rede pública do Estado de Minas Gerais na cidade de Governador Valadares. O estudo tem como característica ser uma pesquisa com abordagem qualitativa. A sequência didática contou com seis aulas e foi fundamentada na perspectiva da abordagem investigativa, compreendendo os eixos da problematização, sistematização, contextualização e avaliação. Como resultado, os discentes puderam identificar, discutir e compartilhar ativamente além de contextualizar os problemas, as causas e as consequências do saneamento básico, dos bairros onde residem. Adicionalmente os discentes participaram da elaboração de um e-book, abordando os aspectos relacionados ao saneamento básico. Essas etapas, portanto, contribuiriam para o pensamento crítico fundamental para o pleno exercício da cidadania.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentICV - Instituto de Ciências da Vidapt_BR
dc.publisher.programPrograma Mestrado Profissional em Ensino de Biologia em Rede Nacional - PROFBIO (Campus GV)pt_BR
dc.publisher.initialsUFJFpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectEnsino investigativopt_BR
dc.subjectSaneamento básicopt_BR
dc.subjectProtagonismopt_BR
dc.subjectConscientizaçãopt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectInvestigative teachingpt_BR
dc.subjectBasic sanitationpt_BR
dc.subjectProtagonismpt_BR
dc.subjectAwarenesspt_BR
dc.subjectEducationpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS DA SAUDEpt_BR
dc.titleSequência de ensino investigativo sobre saneamento básicopt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
Appears in Collections:Mestrado Profissional em Ensino de Biologia em Rede Nacional - PROFBIO (Campus GV)



This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons