https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/17218
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
liviacoelhodosantos.pdf | 236.47 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Clase: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Título : | O processo de escolarização das crianças negras no século XIX |
Autor(es): | Silva, Lívia Coelho da |
Orientador: | Souza, Maria Zélia Maia de |
Miembros Examinadores: | Lopes, Jader Janer Moreira |
Resumo: | Esta pesquisa tem o objetivo de investigar como é a educação das crianças afro brasileiras no Brasil no século XIX e como se dava este processo da escolarização. Portanto, pesquisar como era a educação das crianças negras, principalmente, em um país que no momento estava em vigor as plantações de café, logo se preocupa em qualificar a mão de obra também. Outra abordagem desta pesquisa é como a escolarização das crianças negras era defasada mesmo com a lei do Ventre Livre. Como também, nesta pesquisa investiga a presença de professores pretos que já lutavam pelo direito à educação destas crianças e como eram símbolos de resistência e de esperança, principalmente para os pais desses aprendizes. Outro ponto problematizado é como toda essa precarização na escolarização das crianças negras, como impactam nos dias atuais e como esse dualismo ainda está presente, já que a maioria das crianças que usufruem da escola pública são crianças negras. Portanto, a pesquisa tem o intuito de expor como a educação é sinônimo de resistência, perseverança e esperançar para a comunidade preta por dias melhores. |
Resumen : | This research aims to investigate the education of Afro-Brazilian children in 19th-century Brazil and how the process of schooling took place. Therefore, it explores how the education of Black children, particularly in a country where coffee plantations were prevalent and there was a focus on qualifying the workforce, unfolded. Another focus of this research is to examine the lag in the education of Black children, even in the presence of the Free Womb Law. Additionally, this study explores the presence of Black teachers who were already advocating for the education rights of these children and how they became symbols of resistance and hope, especially for the parents of these learners. Another issue addressed is how the overall lack of resources in the education of Black children in the past impacts the present day, and how this dualism persists, considering that the majority of children in public schools are Black. Therefore, the research aims to highlight how education is synonymous with resistance, perseverance, and hope for the Black community for better days. |
Palabras clave : | Escolarização das crianças negras Ingênuos Lei do ventre livre Professores pretos Education of black children Free womb law Black teachers |
CNPq: | Educação |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editorial : | Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) |
Sigla de la Instituición: | UFJF |
Departamento: | Faculdade de Educação |
Clase de Acesso: | Acesso Aberto Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil |
Licenças Creative Commons: | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ |
URI : | https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/17218 |
Fecha de publicación : | 12-dic-2023 |
Aparece en las colecciones: | Pedagogia presencial - TCC Graduação |
Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons