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dc.contributor.advisor1Souza, Maria Zélia Maia de-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7228789297574984pt_BR
dc.contributor.referee1Lopes, Jader Janer Moreira-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4297078672618566pt_BR
dc.creatorSilva, Lívia Coelho da-
dc.creator.Lattes-pt_BR
dc.date.accessioned2024-08-21T12:43:33Z-
dc.date.available2023-12-12-
dc.date.available2024-08-21T12:43:33Z-
dc.date.issued2023-12-12-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/17218-
dc.description.abstractThis research aims to investigate the education of Afro-Brazilian children in 19th-century Brazil and how the process of schooling took place. Therefore, it explores how the education of Black children, particularly in a country where coffee plantations were prevalent and there was a focus on qualifying the workforce, unfolded. Another focus of this research is to examine the lag in the education of Black children, even in the presence of the Free Womb Law. Additionally, this study explores the presence of Black teachers who were already advocating for the education rights of these children and how they became symbols of resistance and hope, especially for the parents of these learners. Another issue addressed is how the overall lack of resources in the education of Black children in the past impacts the present day, and how this dualism persists, considering that the majority of children in public schools are Black. Therefore, the research aims to highlight how education is synonymous with resistance, perseverance, and hope for the Black community for better days.pt_BR
dc.description.resumoEsta pesquisa tem o objetivo de investigar como é a educação das crianças afro brasileiras no Brasil no século XIX e como se dava este processo da escolarização. Portanto, pesquisar como era a educação das crianças negras, principalmente, em um país que no momento estava em vigor as plantações de café, logo se preocupa em qualificar a mão de obra também. Outra abordagem desta pesquisa é como a escolarização das crianças negras era defasada mesmo com a lei do Ventre Livre. Como também, nesta pesquisa investiga a presença de professores pretos que já lutavam pelo direito à educação destas crianças e como eram símbolos de resistência e de esperança, principalmente para os pais desses aprendizes. Outro ponto problematizado é como toda essa precarização na escolarização das crianças negras, como impactam nos dias atuais e como esse dualismo ainda está presente, já que a maioria das crianças que usufruem da escola pública são crianças negras. Portanto, a pesquisa tem o intuito de expor como a educação é sinônimo de resistência, perseverança e esperançar para a comunidade preta por dias melhores.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFJFpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectEscolarização das crianças negraspt_BR
dc.subjectIngênuospt_BR
dc.subjectLei do ventre livrept_BR
dc.subjectProfessores pretospt_BR
dc.subjectEducation of black childrenpt_BR
dc.subjectFree womb lawpt_BR
dc.subjectBlack teacherspt_BR
dc.subject.cnpqEducaçãopt_BR
dc.titleO processo de escolarização das crianças negras no século XIXpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
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