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Tipo: Dissertação
Título: O processo de autoavaliação nas instituições de ensino superior: recomendações para o levantamento da percepção de estudantes no processo de autoavaliação institucional da Universidade Federal de Juiz de Fora
Autor(es): Almeida, Maria Rosângela de
Primeiro Orientador: Perdigão, Denis Alves
Co-orientador: Oliveira, Virgílio Cézar da Silva e
Membro da banca: Gerheim, Pamela Souza Almeida Silva
Membro da banca: Abreu, Júlio Cesar Andrade de
Resumo: A autoavaliação é um processo essencial para que a universidade possa se desenvolver através da identificação de suas fraquezas e potencialidades. No empreendimento dessa atividade, a percepção dos discentes, como beneficiários da política pública de educação superior, é indispensável para oportunizar a análise da qualidade e das possibilidades de aprimoramentos. No entanto, cada instituição tem suas particularidades, o que faz com que essa obrigação não seja uma tarefa fácil. Nesse sentido, este trabalho realiza um levantamento dos principais pontos críticos no processo de autoavaliação de universidades públicas, indicados em seus relatórios de autoavaliação institucional. A partir do reconhecimento das informações mais relevantes, os dados foram analisados pela aplicação da técnica de análise temática explicitada por Souza (2019). Dessa forma, foram detectados e discutidos cinco assuntos indicados como pontos de sucesso ou fracasso na autoavaliação. Após a indicação dos temas, foi realizada uma comparação entre as ações empreendidas pelas universidades que apresentaram boas práticas, na temática explorada, e a situação atual da UFJF. Essa verificação buscou, especialmente, evidenciar os pontos de possíveis melhorias no processo autoavaliativo da UFJF. Como resultado, percebeu-se que a UFJF, alinhada com o SINAES, avançou de maneira significativa na qualidade de seu processo avaliativo e na clareza do relatório de autoavaliação resultante desse trabalho, mas pode implantar melhorias no seu processo. Assim, esta pesquisa desenvolveu um plano de ações para a UFJF com as considerações de possíveis melhorias na metodologia utilizada pela instituição.
Abstract: A self-evaluation is an essential process for the university's development through the identification of its weaknesses and strengths. In undertaking this activity, the perception of students, as beneficiaries of the public policy for higher education, is indispensable to enable the analysis of quality and possibilities for improvements. However, each institution has its peculiarities, making this obligation not an easy task. In this sense, this work conducts a survey of the main critical points in the self-evaluation process of public universities, as indicated in their institutional self-evaluation reports. Recognizing the most relevant information, the data were analyzed using the thematic analysis technique outlined by Souza (2019). In this way, five issues were identified and discussed as points of success or failure in self-evaluation. After indicating the themes, a comparison was made between the actions taken by universities that showed good practices in the explored theme and the current situation of UFJF. This verification aimed, especially, to highlight possible improvements in UFJF's self-evaluation process. As a result, it was noticed that UFJF, aligned with SINAES, made significant progress in the quality of its evaluation process and the clarity of the self-evaluation report resulting from this work, but improvements can be implemented in its process. Thus, this research developed an action plan for UFJF with considerations for possible improvements in the methodology used by the institution.
Palavras-chave: Autoavaliação
Percepção de discentes
Gestão universitária
Qualidade de instituições públicas de ensino superior
Self-evaluation
Perception of students
University management
Quality of public higher education institutions
CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
Sigla da Instituição: UFJF
Departamento: Faculdade de Administração e Ciências Contábeis
Programa: Mestrado profissional em Administração Pública (Andifes)
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
Licenças Creative Commons: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/16744
Data do documento: 17-Jan-2024
Aparece nas coleções:Mestrado Profissional em Administração Pública (Dissertações)



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