Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/16744
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
mariarosangeladealmeida.pdf6.78 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Perdigão, Denis Alves-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6211019088745037pt_BR
dc.contributor.advisor-co1Oliveira, Virgílio Cézar da Silva e-
dc.contributor.advisor-co1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0934800941246776pt_BR
dc.contributor.referee1Gerheim, Pamela Souza Almeida Silva-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7072160577442095pt_BR
dc.contributor.referee2Abreu, Júlio Cesar Andrade de-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/7060564895078069pt_BR
dc.creatorAlmeida, Maria Rosângela de-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/4835549376120500pt_BR
dc.date.accessioned2024-07-11T13:57:05Z-
dc.date.available2024-07-04-
dc.date.available2024-07-11T13:57:05Z-
dc.date.issued2024-01-17-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/16744-
dc.description.abstractA self-evaluation is an essential process for the university's development through the identification of its weaknesses and strengths. In undertaking this activity, the perception of students, as beneficiaries of the public policy for higher education, is indispensable to enable the analysis of quality and possibilities for improvements. However, each institution has its peculiarities, making this obligation not an easy task. In this sense, this work conducts a survey of the main critical points in the self-evaluation process of public universities, as indicated in their institutional self-evaluation reports. Recognizing the most relevant information, the data were analyzed using the thematic analysis technique outlined by Souza (2019). In this way, five issues were identified and discussed as points of success or failure in self-evaluation. After indicating the themes, a comparison was made between the actions taken by universities that showed good practices in the explored theme and the current situation of UFJF. This verification aimed, especially, to highlight possible improvements in UFJF's self-evaluation process. As a result, it was noticed that UFJF, aligned with SINAES, made significant progress in the quality of its evaluation process and the clarity of the self-evaluation report resulting from this work, but improvements can be implemented in its process. Thus, this research developed an action plan for UFJF with considerations for possible improvements in the methodology used by the institution.pt_BR
dc.description.resumoA autoavaliação é um processo essencial para que a universidade possa se desenvolver através da identificação de suas fraquezas e potencialidades. No empreendimento dessa atividade, a percepção dos discentes, como beneficiários da política pública de educação superior, é indispensável para oportunizar a análise da qualidade e das possibilidades de aprimoramentos. No entanto, cada instituição tem suas particularidades, o que faz com que essa obrigação não seja uma tarefa fácil. Nesse sentido, este trabalho realiza um levantamento dos principais pontos críticos no processo de autoavaliação de universidades públicas, indicados em seus relatórios de autoavaliação institucional. A partir do reconhecimento das informações mais relevantes, os dados foram analisados pela aplicação da técnica de análise temática explicitada por Souza (2019). Dessa forma, foram detectados e discutidos cinco assuntos indicados como pontos de sucesso ou fracasso na autoavaliação. Após a indicação dos temas, foi realizada uma comparação entre as ações empreendidas pelas universidades que apresentaram boas práticas, na temática explorada, e a situação atual da UFJF. Essa verificação buscou, especialmente, evidenciar os pontos de possíveis melhorias no processo autoavaliativo da UFJF. Como resultado, percebeu-se que a UFJF, alinhada com o SINAES, avançou de maneira significativa na qualidade de seu processo avaliativo e na clareza do relatório de autoavaliação resultante desse trabalho, mas pode implantar melhorias no seu processo. Assim, esta pesquisa desenvolveu um plano de ações para a UFJF com as considerações de possíveis melhorias na metodologia utilizada pela instituição.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Administração e Ciências Contábeispt_BR
dc.publisher.programMestrado profissional em Administração Pública (Andifes)pt_BR
dc.publisher.initialsUFJFpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectAutoavaliaçãopt_BR
dc.subjectPercepção de discentespt_BR
dc.subjectGestão universitáriapt_BR
dc.subjectQualidade de instituições públicas de ensino superiorpt_BR
dc.subjectSelf-evaluationpt_BR
dc.subjectPerception of studentspt_BR
dc.subjectUniversity managementpt_BR
dc.subjectQuality of public higher education institutionspt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAOpt_BR
dc.titleO processo de autoavaliação nas instituições de ensino superior: recomendações para o levantamento da percepção de estudantes no processo de autoavaliação institucional da Universidade Federal de Juiz de Forapt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
Appears in Collections:Mestrado Profissional em Administração Pública (Dissertações)



This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons