Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/16730
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
deboralucenadecarvalhorighimoura.pdf10.63 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir
Tipo: Dissertação
Título: O corpo dos números racionais e o uso do círculo de frações no processo de ensino e aprendizagem
Autor(es): Moura, Débora Lucena de Carvalho Righi
Primeiro Orientador: Oliveira, Ana Tércia Monteiro
Membro da banca: Simas, Fábio Luiz Borges
Membro da banca: Mazorche, Sandro Rodrigues
Membro da banca: Melo, Sofia Carolina da Costa
Resumo: Este trabalho traz uma exposição da construção do corpo, totalmente ordenado, dos números racionais. No que segue, trazemos um relato de experiência, sobre o uso de um material concreto conhecido como Círculo de Frações, que se dá numa turma do sexto ano composta por alunos em condições neurodiversas, isto é, um aluno com Transtorno do Espectro Autista (TEA), alunos com Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) e alunos típicos. Ademais, trazemos uma proposta de uso desse recurso pedagógico com o objetivo de fixar os conceitos relacionados aos números fracionários.
Abstract: This work presents an exposition of the construction of the field, totally ordered, of rational numbers. In what follows, we bring an experience report on the use of a concrete material known as a Circle of Fractions, which takes place in a class of the sixth year composed of students with neurodiverse conditions, that is, a student with Autism Spectrum Disorder (ASD), students with Attention Deficit Disorder and Hyperactivity (ADHD) and typical students. Furthermore, we bring a proposal for use of this pedagogical resource with the aim of establishing concepts related to numbers fractional.
Palavras-chave: Números racionais
Corpo
Círculo de frações
Rational numbers
Field
Circle of fractions
CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
Sigla da Instituição: UFJF
Departamento: ICE – Instituto de Ciências Exatas
Programa: Mestrado Profissional em Matemática (PROFMAT)
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Licenças Creative Commons: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/16730
Data do documento: 19-Fev-2024
Aparece nas coleções:Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional - PROFMAT (Dissertações)



Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons