Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/16730
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
deboralucenadecarvalhorighimoura.pdf10.63 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Oliveira, Ana Tércia Monteiro-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4968518760623931pt_BR
dc.contributor.referee1Simas, Fábio Luiz Borges-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1619536438180209pt_BR
dc.contributor.referee2Mazorche, Sandro Rodrigues-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/3158859691850299pt_BR
dc.contributor.referee3Melo, Sofia Carolina da Costa-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/6856404337727938pt_BR
dc.creatorMoura, Débora Lucena de Carvalho Righi-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/0224157418570682pt_BR
dc.date.accessioned2024-07-11T13:18:48Z-
dc.date.available2024-07-08-
dc.date.available2024-07-11T13:18:48Z-
dc.date.issued2024-02-19-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/16730-
dc.description.abstractThis work presents an exposition of the construction of the field, totally ordered, of rational numbers. In what follows, we bring an experience report on the use of a concrete material known as a Circle of Fractions, which takes place in a class of the sixth year composed of students with neurodiverse conditions, that is, a student with Autism Spectrum Disorder (ASD), students with Attention Deficit Disorder and Hyperactivity (ADHD) and typical students. Furthermore, we bring a proposal for use of this pedagogical resource with the aim of establishing concepts related to numbers fractional.pt_BR
dc.description.resumoEste trabalho traz uma exposição da construção do corpo, totalmente ordenado, dos números racionais. No que segue, trazemos um relato de experiência, sobre o uso de um material concreto conhecido como Círculo de Frações, que se dá numa turma do sexto ano composta por alunos em condições neurodiversas, isto é, um aluno com Transtorno do Espectro Autista (TEA), alunos com Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) e alunos típicos. Ademais, trazemos uma proposta de uso desse recurso pedagógico com o objetivo de fixar os conceitos relacionados aos números fracionários.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentICE – Instituto de Ciências Exataspt_BR
dc.publisher.programMestrado Profissional em Matemática (PROFMAT)pt_BR
dc.publisher.initialsUFJFpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectNúmeros racionaispt_BR
dc.subjectCorpopt_BR
dc.subjectCírculo de fraçõespt_BR
dc.subjectRational numberspt_BR
dc.subjectFieldpt_BR
dc.subjectCircle of fractionspt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRApt_BR
dc.titleO corpo dos números racionais e o uso do círculo de frações no processo de ensino e aprendizagempt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
Appears in Collections:Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional - PROFMAT (Dissertações)



This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons