https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/16645
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
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joaopedrooctaviosilva.pdf | 929.42 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Clase: | Dissertação |
Título : | Os alicerces da ruína: aproximações entre arte e mito no século XXI |
Autor(es): | Silva, João Pedro Octávio |
Orientador: | Carvalho, Fabrício da Silva Teixeira |
Miembros Examinadores: | Zago, Renata Cristina de Oliveira Maia |
Miembros Examinadores: | Garzon, Marta Cardoso Castello Branco |
Miembros Examinadores: | Fabbrini, Ricardo Nascimento |
Resumo: | Se levarmos a cabo as aproximações que existem entre as possíveis definições de ‘mito’ e das definições de um ‘objeto de arte', conseguimos encontrar algum fundamento mitológico na atual ideia de ‘arte’? Esta aproximação, mesmo que implicitamente, influencia o imaginário social e valida as produções contemporâneas? A análise desta questão surge a partir do cruzamento entre o conceito de “Mundo da Arte”, criado por Arthur Danto na década de 60 do século passado, e as ideias de Roland Barthes relacionadas ao estudo das mitologias. Mediante uma análise da interseção entre arte com mitos, rituais e as influências socioeconômicas, aborda-se a influência penetrante do sistema capitalista na concepção contemporânea da arte. Desta aproximação teórica, constrói-se uma reflexão sobre a evolução da ideia de arte, traçando a sua trajetória desde as vanguardas até a sua reconceituação como uma 'experiência específica' no panorama artístico contemporâneo. |
Resumen : | If we delve into the comparisons between the possible definitions of 'myth' and those of an 'art object', can we find any mythological foundation in the current idea of 'art'? Does this approximation, even if implicitly, influence the social imagination and validate contemporary productions? This question arises from the intersection between the concept of “The Artworld”, created by Arthur Danto, and the ideas of Roland Barthes, related to the study of mythologies. Through an interdisciplinary undertaking of the intersection of art with myths, rituals, and socioeconomic influences, the pervasive influence of the capitalist system on the contemporary conception of art is addressed. From these theoretical approximations, a reflection is built on the evolution of the idea of art, tracing its trajectory from the avant-garde to its reconceptualization as a 'specific experience' in the contemporary artistic panorama. |
Palabras clave : | Arte Filosofia da arte Mitologia Capitalismo História da arte Art Philosophy of art Mithology Capitalism Art history |
CNPq: | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editorial : | Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) |
Sigla de la Instituición: | UFJF |
Departamento: | IAD – Instituto de Artes e Design |
Programa: | Programa de Pós-graduação em Artes |
Clase de Acesso: | Acesso Aberto Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil |
Licenças Creative Commons: | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ |
URI : | https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/16645 |
Fecha de publicación : | 13-nov-2023 |
Aparece en las colecciones: | Mestrado em Artes, Culturas e Linguagens (Dissertações) |
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