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dc.contributor.advisor1Carvalho, Fabrício da Silva Teixeira-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3989205395911026pt_BR
dc.contributor.referee1Zago, Renata Cristina de Oliveira Maia-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3987257122606257pt_BR
dc.contributor.referee2Garzon, Marta Cardoso Castello Branco-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/6806662091806312pt_BR
dc.contributor.referee3Fabbrini, Ricardo Nascimento-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/3886442238253101pt_BR
dc.creatorSilva, João Pedro Octávio-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/2237838710836963pt_BR
dc.date.accessioned2024-02-29T15:49:50Z-
dc.date.available2024-02-29-
dc.date.available2024-02-29T15:49:50Z-
dc.date.issued2023-11-13-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/16645-
dc.description.abstractIf we delve into the comparisons between the possible definitions of 'myth' and those of an 'art object', can we find any mythological foundation in the current idea of 'art'? Does this approximation, even if implicitly, influence the social imagination and validate contemporary productions? This question arises from the intersection between the concept of “The Artworld”, created by Arthur Danto, and the ideas of Roland Barthes, related to the study of mythologies. Through an interdisciplinary undertaking of the intersection of art with myths, rituals, and socioeconomic influences, the pervasive influence of the capitalist system on the contemporary conception of art is addressed. From these theoretical approximations, a reflection is built on the evolution of the idea of art, tracing its trajectory from the avant-garde to its reconceptualization as a 'specific experience' in the contemporary artistic panorama.pt_BR
dc.description.resumoSe levarmos a cabo as aproximações que existem entre as possíveis definições de ‘mito’ e das definições de um ‘objeto de arte', conseguimos encontrar algum fundamento mitológico na atual ideia de ‘arte’? Esta aproximação, mesmo que implicitamente, influencia o imaginário social e valida as produções contemporâneas? A análise desta questão surge a partir do cruzamento entre o conceito de “Mundo da Arte”, criado por Arthur Danto na década de 60 do século passado, e as ideias de Roland Barthes relacionadas ao estudo das mitologias. Mediante uma análise da interseção entre arte com mitos, rituais e as influências socioeconômicas, aborda-se a influência penetrante do sistema capitalista na concepção contemporânea da arte. Desta aproximação teórica, constrói-se uma reflexão sobre a evolução da ideia de arte, traçando a sua trajetória desde as vanguardas até a sua reconceituação como uma 'experiência específica' no panorama artístico contemporâneo.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentIAD – Instituto de Artes e Designpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Artespt_BR
dc.publisher.initialsUFJFpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectArtept_BR
dc.subjectFilosofia da artept_BR
dc.subjectMitologiapt_BR
dc.subjectCapitalismopt_BR
dc.subjectHistória da artept_BR
dc.subjectArtpt_BR
dc.subjectPhilosophy of artpt_BR
dc.subjectMithologypt_BR
dc.subjectCapitalismpt_BR
dc.subjectArt historypt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTESpt_BR
dc.titleOs alicerces da ruína: aproximações entre arte e mito no século XXIpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
Appears in Collections:Mestrado em Artes, Culturas e Linguagens (Dissertações)



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