Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/16645
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
joaopedrooctaviosilva.pdf929.42 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open
Type: Dissertação
Title: Os alicerces da ruína: aproximações entre arte e mito no século XXI
Author: Silva, João Pedro Octávio
First Advisor: Carvalho, Fabrício da Silva Teixeira
Referee Member: Zago, Renata Cristina de Oliveira Maia
Referee Member: Garzon, Marta Cardoso Castello Branco
Referee Member: Fabbrini, Ricardo Nascimento
Resumo: Se levarmos a cabo as aproximações que existem entre as possíveis definições de ‘mito’ e das definições de um ‘objeto de arte', conseguimos encontrar algum fundamento mitológico na atual ideia de ‘arte’? Esta aproximação, mesmo que implicitamente, influencia o imaginário social e valida as produções contemporâneas? A análise desta questão surge a partir do cruzamento entre o conceito de “Mundo da Arte”, criado por Arthur Danto na década de 60 do século passado, e as ideias de Roland Barthes relacionadas ao estudo das mitologias. Mediante uma análise da interseção entre arte com mitos, rituais e as influências socioeconômicas, aborda-se a influência penetrante do sistema capitalista na concepção contemporânea da arte. Desta aproximação teórica, constrói-se uma reflexão sobre a evolução da ideia de arte, traçando a sua trajetória desde as vanguardas até a sua reconceituação como uma 'experiência específica' no panorama artístico contemporâneo.
Abstract: If we delve into the comparisons between the possible definitions of 'myth' and those of an 'art object', can we find any mythological foundation in the current idea of 'art'? Does this approximation, even if implicitly, influence the social imagination and validate contemporary productions? This question arises from the intersection between the concept of “The Artworld”, created by Arthur Danto, and the ideas of Roland Barthes, related to the study of mythologies. Through an interdisciplinary undertaking of the intersection of art with myths, rituals, and socioeconomic influences, the pervasive influence of the capitalist system on the contemporary conception of art is addressed. From these theoretical approximations, a reflection is built on the evolution of the idea of art, tracing its trajectory from the avant-garde to its reconceptualization as a 'specific experience' in the contemporary artistic panorama.
Keywords: Arte
Filosofia da arte
Mitologia
Capitalismo
História da arte
Art
Philosophy of art
Mithology
Capitalism
Art history
CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES
Language: por
Country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
Institution Initials: UFJF
Department: IAD – Instituto de Artes e Design
Program: Programa de Pós-graduação em Artes
Access Type: Acesso Aberto
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
Creative Commons License: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/16645
Issue Date: 13-Nov-2023
Appears in Collections:Mestrado em Artes, Culturas e Linguagens (Dissertações)



This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons