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Clase: Dissertação
Título : Gênero, sexualidade, feminismos e ensino de história: um trabalho feito na encruzilhada
Autor(es): Silveira, Samara Souza
Orientador: Ferrari, Anderson
Miembros Examinadores: Bastos, Felipe
Miembros Examinadores: Almeida, Fabiana Rodrigues Garbelini de
Miembros Examinadores: Moreira, Nubia Regina
Miembros Examinadores: Oliveira, Danilo Araujo de
Resumo: A dissertação que se apresenta a seguir reflete caminhos percorridos por mim a partir do encontro com outras três professoras de História que se entendem como feministas. São elas as professoras e pesquisadoras: Camila Roseno, Bianca Silva e Júlia Canella. Trago enquanto questão de pesquisa a construção das narrativas dessas professoras e procuro entender como estas professoras de História, que se entendem como feministas, narram suas práticas? Para o percurso de construção desta resposta, que se configurou na escrita desta dissertação, tomei a encruzilhada como metodologia de análise das narrativas, a partir dos significados da palavra encruzilhada e dos significados místicos e históricos da encruzilhada em nosso país. Tomando-a neste trabalho como o encontro produzido, a partir das narrativas das professoras, entre os Estudos de Gênero, Sexualidade, Feminismos (sobretudo os Feminismos Negros) e Ensino de História. Defendo, a partir disso, que esta encruzilhada produz desestabilizações de certezas e aulas de História que produzem a novidade e fomentam a construção de uma nação mais igualitária. Bem como, a partir deste encontro afirmo a existência de uma ousadia feminista que compõe a narrativa das professoras e que se traduz em uma prática docente que inspira novas formas de pensar e de agir no mundo
Resumen : The dissertation presented below reflects paths taken by me from the meeting with three other History teachers, who understand themselves as feminists. They are the teachers and researchers: Camila Roseno, Bianca Silva and Júlia Canella. I bring as a research question the construction of these teachers' narratives and try to understand: how do History teachers, who understand themselves as feminists, narrate their practices? For the path of construction of this answer, which was configured in the writing of this dissertation, I took the crossroads as a methodology for analyzing the narratives. Building this methodology from the meanings of the word crossroads and the mystical and historical meanings of the crossroads in our country. Taking it in this work as the encounter produced, from the narratives of the teachers, between Gender Studies, Sexuality, Feminisms (especially Black Feminisms) and History Teaching. I argue, based on this, that this crossroads produces destabilization of certainties and History classes that produce novelty and encourage the construction of a more egalitarian nation. As well as, from this meeting I affirm the existence of a feminist boldness that composes the narrative of the teachers and that is translated into a teaching practice that inspires new ways of thinking and acting in the world.
Palabras clave : Educação
Gênero
Feminismos
Ensino de história
Encruzilhada
Education
Gender
Feminisms
Teaching history
Crossroads
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editorial : Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
Sigla de la Instituición: UFJF
Departamento: Faculdade de Educação
Programa: Programa de Pós-graduação em Educação
Clase de Acesso: Acesso Aberto
Licenças Creative Commons: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
URI : https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/16557
Fecha de publicación : 25-sep-2023
Aparece en las colecciones: Mestrado em Educação (Dissertações)



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