Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/16557
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
samarasouzasilveira.pdfPDF/A1.91 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Ferrari, Anderson-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/pt_BR
dc.contributor.referee1Bastos, Felipe-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/pt_BR
dc.contributor.referee2Almeida, Fabiana Rodrigues Garbelini de-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/6001326751247190pt_BR
dc.contributor.referee3Moreira, Nubia Regina-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/2340040990632743pt_BR
dc.contributor.referee4Oliveira, Danilo Araujo de-
dc.contributor.referee4Latteshttp://lattes.cnpq.br/pt_BR
dc.creatorSilveira, Samara Souza-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/1923818323296456pt_BR
dc.date.accessioned2024-01-25T16:26:03Z-
dc.date.available2024-01-25-
dc.date.available2024-01-25T16:26:03Z-
dc.date.issued2023-09-25-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/16557-
dc.description.abstractThe dissertation presented below reflects paths taken by me from the meeting with three other History teachers, who understand themselves as feminists. They are the teachers and researchers: Camila Roseno, Bianca Silva and Júlia Canella. I bring as a research question the construction of these teachers' narratives and try to understand: how do History teachers, who understand themselves as feminists, narrate their practices? For the path of construction of this answer, which was configured in the writing of this dissertation, I took the crossroads as a methodology for analyzing the narratives. Building this methodology from the meanings of the word crossroads and the mystical and historical meanings of the crossroads in our country. Taking it in this work as the encounter produced, from the narratives of the teachers, between Gender Studies, Sexuality, Feminisms (especially Black Feminisms) and History Teaching. I argue, based on this, that this crossroads produces destabilization of certainties and History classes that produce novelty and encourage the construction of a more egalitarian nation. As well as, from this meeting I affirm the existence of a feminist boldness that composes the narrative of the teachers and that is translated into a teaching practice that inspires new ways of thinking and acting in the world.pt_BR
dc.description.resumoA dissertação que se apresenta a seguir reflete caminhos percorridos por mim a partir do encontro com outras três professoras de História que se entendem como feministas. São elas as professoras e pesquisadoras: Camila Roseno, Bianca Silva e Júlia Canella. Trago enquanto questão de pesquisa a construção das narrativas dessas professoras e procuro entender como estas professoras de História, que se entendem como feministas, narram suas práticas? Para o percurso de construção desta resposta, que se configurou na escrita desta dissertação, tomei a encruzilhada como metodologia de análise das narrativas, a partir dos significados da palavra encruzilhada e dos significados místicos e históricos da encruzilhada em nosso país. Tomando-a neste trabalho como o encontro produzido, a partir das narrativas das professoras, entre os Estudos de Gênero, Sexualidade, Feminismos (sobretudo os Feminismos Negros) e Ensino de História. Defendo, a partir disso, que esta encruzilhada produz desestabilizações de certezas e aulas de História que produzem a novidade e fomentam a construção de uma nação mais igualitária. Bem como, a partir deste encontro afirmo a existência de uma ousadia feminista que compõe a narrativa das professoras e que se traduz em uma prática docente que inspira novas formas de pensar e de agir no mundopt_BR
dc.description.sponsorshipFAPEMIG - Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Geraispt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Educaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFJFpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectGêneropt_BR
dc.subjectFeminismospt_BR
dc.subjectEnsino de históriapt_BR
dc.subjectEncruzilhadapt_BR
dc.subjectEducationpt_BR
dc.subjectGenderpt_BR
dc.subjectFeminismspt_BR
dc.subjectTeaching historypt_BR
dc.subjectCrossroadspt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.titleGênero, sexualidade, feminismos e ensino de história: um trabalho feito na encruzilhadapt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
Appears in Collections:Mestrado em Educação (Dissertações)



This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons