Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/16527
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
analaurazacariasesteves.pdf930.54 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Rodas de leitura literária com crianças de maternal III
Autor(es): Esteves, Ana Laura Zacarias
Primeiro Orientador: Prado, Suzana Lima Vargas do
Membro da banca: Rocha, Juliano Guerra
Resumo: O objetivo deste relato de experiência é analisar as intervenções pedagógicas realizadas em rodas de leitura literária desenvolvidas com crianças matriculadas em uma turma de maternal III. As atividades foram construídas com a intenção de garantir o tempo de leitura literária nas rotinas, fazer a leitura em voz alta de livros de qualidade literária, além de estimular o gosto pela leitura e o zelo com o acervo da sala de aula. O relato de experiência abordará as intervenções com cinco livros literários utilizados em encontros semanais. A fundamentação teórica referente ao ensino da leitura literária se pautou nas contribuições de Emilia Ferreiro (1985); Magda Soares (2020); Célia Belmiro e Cristiene Galvão (2016); Ieda de Oliveira (2008); Beatriz Helena Robledo (2019); e Rildo Cosson (2006). Tais autores defendem a importância da promoção da leitura literária em espaços escolares e discutem a necessidade de avaliação e seleção de acervos de qualidade literária e a atuação da mediadora na formação de leitores.
Abstract: -
Palavras-chave: Educação infantil
Literatura infantil
Rodas de leitura
CNPq: Educação
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
Sigla da Instituição: UFJF
Departamento: Faculdade de Educação
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil
Licenças Creative Commons: http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/16527
Data do documento: 4-Dez-2023
Aparece nas coleções:Pedagogia presencial - TCC Graduação



Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons