Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/16527
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
analaurazacariasesteves.pdf930.54 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Prado, Suzana Lima Vargas do-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2754895922389078pt_BR
dc.contributor.referee1Rocha, Juliano Guerra-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1944535179478135pt_BR
dc.creatorEsteves, Ana Laura Zacarias-
dc.creator.Lattes-pt_BR
dc.date.accessioned2024-01-23T10:23:19Z-
dc.date.available2023-12-04-
dc.date.available2024-01-23T10:23:19Z-
dc.date.issued2023-12-04-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/16527-
dc.description.abstract-pt_BR
dc.description.resumoO objetivo deste relato de experiência é analisar as intervenções pedagógicas realizadas em rodas de leitura literária desenvolvidas com crianças matriculadas em uma turma de maternal III. As atividades foram construídas com a intenção de garantir o tempo de leitura literária nas rotinas, fazer a leitura em voz alta de livros de qualidade literária, além de estimular o gosto pela leitura e o zelo com o acervo da sala de aula. O relato de experiência abordará as intervenções com cinco livros literários utilizados em encontros semanais. A fundamentação teórica referente ao ensino da leitura literária se pautou nas contribuições de Emilia Ferreiro (1985); Magda Soares (2020); Célia Belmiro e Cristiene Galvão (2016); Ieda de Oliveira (2008); Beatriz Helena Robledo (2019); e Rildo Cosson (2006). Tais autores defendem a importância da promoção da leitura literária em espaços escolares e discutem a necessidade de avaliação e seleção de acervos de qualidade literária e a atuação da mediadora na formação de leitores.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFJFpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/*
dc.subjectEducação infantilpt_BR
dc.subjectLiteratura infantilpt_BR
dc.subjectRodas de leiturapt_BR
dc.subject.cnpqEducaçãopt_BR
dc.titleRodas de leitura literária com crianças de maternal IIIpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
Appears in Collections:Pedagogia presencial - TCC Graduação



This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons