https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/16499
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
marinasantosguimarães.pdf | 216.67 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Tipo: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Título: | Apontamentos sobre a importância do desenho infantil na perspectiva de Lev Vigotski |
Autor(es): | Guimarães, Marina Santos |
Primeiro Orientador: | Batista, Rodolfo Luiz Leite |
Membro da banca: | Moreira, Ana Rosa Costa Picanço |
Resumo: | O presente estudo teve como propósito analisar a importância do desenho infantil na perspectiva teórica de Lev Vigotski. Com esse objetivo, foi realizada uma breve revisão bibliográfica das obras desse autor dentro das temáticas de desenvolvimento, linguagem, pensamento, desenho, brincadeira, educação, psicologia e da própria vida do autor e suas teorias que contemplavam o tema. Para isso, foram delimitadas as palavras-chave que se relacionam muito com a discussão requerida neste trabalho, para a seleção das obras mais adequadas ao tema que foram bem analisados. Assim, pode-se dizer que os elementos centrais deste estudo são o desenho Infantil e o desenvolvimento da criança, além dos já citados acima. Com a análise, foi possível reconhecer as principais características bibliográficas de Vigotski, tal qual, toda a sua trajetória e marcos consideráveis e pertinentes ainda hoje, bem como através de suas teorias e todo o conhecimento produzido conseguimos compreender a importância do desenho para o desenvolvimento infantil, primordialmente. |
Abstract: | The purpose of this study was to analyze the importance of children's drawings from Lev Vygotsky's theoretical perspective. To this end, a brief bibliographical review was carried out of the author's works on the themes of development, language, thought, drawing, play, education, psychology and the author's own life and theories on the subject. In order to do this, keywords were identified that were closely related to the discussion required in this work, so that the most appropriate works could be selected and analyzed. Thus, it can be said that the central elements of this study are children's drawing and child development, in addition to those already mentioned above. With the analysis, it was possible to recognize the main bibliographical characteristics of Vygotsky, as well as his entire trajectory and considerable and pertinent milestones even today, as well as through his theories and all the knowledge produced, we were able to understand the importance of drawing for child development, primarily. |
Palavras-chave: | Psicologia pedagogia desenho infantil desenvolvimento da criança psychology pedagogy Children's drawing Child development |
CNPq: | Educação |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) |
Sigla da Instituição: | UFJF |
Departamento: | Faculdade de Educação |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/16499 |
Data do documento: | 12-Dez-2023 |
Aparece nas coleções: | Pedagogia presencial - TCC Graduação |
Os itens no repositório estão protegidos por licenças Creative Commons, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.