Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/16499
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
marinasantosguimarães.pdf216.67 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open
Type: Trabalho de Conclusão de Curso
Title: Apontamentos sobre a importância do desenho infantil na perspectiva de Lev Vigotski
Author: Guimarães, Marina Santos
First Advisor: Batista, Rodolfo Luiz Leite
Referee Member: Moreira, Ana Rosa Costa Picanço
Resumo: O presente estudo teve como propósito analisar a importância do desenho infantil na perspectiva teórica de Lev Vigotski. Com esse objetivo, foi realizada uma breve revisão bibliográfica das obras desse autor dentro das temáticas de desenvolvimento, linguagem, pensamento, desenho, brincadeira, educação, psicologia e da própria vida do autor e suas teorias que contemplavam o tema. Para isso, foram delimitadas as palavras-chave que se relacionam muito com a discussão requerida neste trabalho, para a seleção das obras mais adequadas ao tema que foram bem analisados. Assim, pode-se dizer que os elementos centrais deste estudo são o desenho Infantil e o desenvolvimento da criança, além dos já citados acima. Com a análise, foi possível reconhecer as principais características bibliográficas de Vigotski, tal qual, toda a sua trajetória e marcos consideráveis e pertinentes ainda hoje, bem como através de suas teorias e todo o conhecimento produzido conseguimos compreender a importância do desenho para o desenvolvimento infantil, primordialmente.
Abstract: The purpose of this study was to analyze the importance of children's drawings from Lev Vygotsky's theoretical perspective. To this end, a brief bibliographical review was carried out of the author's works on the themes of development, language, thought, drawing, play, education, psychology and the author's own life and theories on the subject. In order to do this, keywords were identified that were closely related to the discussion required in this work, so that the most appropriate works could be selected and analyzed. Thus, it can be said that the central elements of this study are children's drawing and child development, in addition to those already mentioned above. With the analysis, it was possible to recognize the main bibliographical characteristics of Vygotsky, as well as his entire trajectory and considerable and pertinent milestones even today, as well as through his theories and all the knowledge produced, we were able to understand the importance of drawing for child development, primarily.
Keywords: Psicologia
pedagogia
desenho infantil
desenvolvimento da criança
psychology
pedagogy
Children's drawing
Child development
CNPq: Educação
Language: por
Country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
Institution Initials: UFJF
Department: Faculdade de Educação
Access Type: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/16499
Issue Date: 12-Dec-2023
Appears in Collections:Pedagogia presencial - TCC Graduação



Items in DSpace are protected by Creative Commons licenses, with all rights reserved, unless otherwise indicated.