Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/16499
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
marinasantosguimarães.pdf216.67 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Batista, Rodolfo Luiz Leite-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5022230715344459pt_BR
dc.contributor.referee1Moreira, Ana Rosa Costa Picanço-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0224301047354520pt_BR
dc.creatorGuimarães, Marina Santos-
dc.creator.Lattes-pt_BR
dc.date.accessioned2024-01-18T15:33:25Z-
dc.date.available2023-12-12-
dc.date.available2024-01-18T15:33:25Z-
dc.date.issued2023-12-12-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/16499-
dc.description.abstractThe purpose of this study was to analyze the importance of children's drawings from Lev Vygotsky's theoretical perspective. To this end, a brief bibliographical review was carried out of the author's works on the themes of development, language, thought, drawing, play, education, psychology and the author's own life and theories on the subject. In order to do this, keywords were identified that were closely related to the discussion required in this work, so that the most appropriate works could be selected and analyzed. Thus, it can be said that the central elements of this study are children's drawing and child development, in addition to those already mentioned above. With the analysis, it was possible to recognize the main bibliographical characteristics of Vygotsky, as well as his entire trajectory and considerable and pertinent milestones even today, as well as through his theories and all the knowledge produced, we were able to understand the importance of drawing for child development, primarily.pt_BR
dc.description.resumoO presente estudo teve como propósito analisar a importância do desenho infantil na perspectiva teórica de Lev Vigotski. Com esse objetivo, foi realizada uma breve revisão bibliográfica das obras desse autor dentro das temáticas de desenvolvimento, linguagem, pensamento, desenho, brincadeira, educação, psicologia e da própria vida do autor e suas teorias que contemplavam o tema. Para isso, foram delimitadas as palavras-chave que se relacionam muito com a discussão requerida neste trabalho, para a seleção das obras mais adequadas ao tema que foram bem analisados. Assim, pode-se dizer que os elementos centrais deste estudo são o desenho Infantil e o desenvolvimento da criança, além dos já citados acima. Com a análise, foi possível reconhecer as principais características bibliográficas de Vigotski, tal qual, toda a sua trajetória e marcos consideráveis e pertinentes ainda hoje, bem como através de suas teorias e todo o conhecimento produzido conseguimos compreender a importância do desenho para o desenvolvimento infantil, primordialmente.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFJFpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectPsicologiapt_BR
dc.subjectpedagogiapt_BR
dc.subjectdesenho infantilpt_BR
dc.subjectdesenvolvimento da criançapt_BR
dc.subjectpsychologypt_BR
dc.subjectpedagogypt_BR
dc.subjectChildren's drawingpt_BR
dc.subjectChild developmentpt_BR
dc.subject.cnpqEducaçãopt_BR
dc.titleApontamentos sobre a importância do desenho infantil na perspectiva de Lev Vigotskipt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
Appears in Collections:Pedagogia presencial - TCC Graduação



Items in DSpace are protected by Creative Commons licenses, with all rights reserved, unless otherwise indicated.