https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/16485
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
dayanabarbosapina.pdf | 1.18 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Tipo: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Título: | Integração ou inclusão? concepções e práticas educacionais |
Autor(es): | Pina, Dayana Barbosa |
Primeiro Orientador: | Santiago, Mylene Cristina |
Membro da banca: | Souza, Queila Érica Taligliatti |
Resumo: | Na atualidade, os conceitos de integração e inclusão vêm se tornando cada vez mais populares, o que contribui para ampliar a busca dos direitos dos estudantes que sofrem com barreiras de participação e de aprendizagem. No entanto, em geral, há uma falta de compreensão por parte das pessoas em relação à distinção entre esses conceitos e suas principais funções, sendo pertinente ressaltar que tanto seus significados quanto suas aplicações diferem substancialmente. O objetivo do atual trabalho é elucidar a diferença entre integração e inclusão para que pessoas interessadas no tema tenham acesso à leitura para construir novos saberes e entenderem o que realmente acontece na escola de seu familiar/amigo. A metodologia utilizada será pesquisa qualitativa, com análise documental e entrevista com alunas do curso de Pedagogia da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). A entrevista nos apresentou diversos aspectos importantes e desafios enfrentados nas instituições de ensino quando se trata de inclusão. Nossos resultados indicam que os processos formativos precisam focar nas concepções e nas distinções que envolvem o processo de integração e inclusão praticados nas escolas. |
Abstract: | - |
Palavras-chave: | Integração inclusão educação inclusiva |
CNPq: | Educação |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) |
Sigla da Instituição: | UFJF |
Departamento: | Faculdade de Educação |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil |
Licenças Creative Commons: | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ |
URI: | https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/16485 |
Data do documento: | 12-Dez-2023 |
Aparece nas coleções: | Pedagogia presencial - TCC Graduação |
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons